Categorias
Desempenho

O que é e como reduzir o TTFB do seu site

Que a performance é um ponto importante para observar quando se tem um site você já sabe, principalmente por afetar tanto o SEO quanto a experiência do usuário em si. Agora, é necessário que você também saiba como melhorá-la. À vista disso, hoje conversaremos sobre o que é e como reduzir o TTFB do seu site.

Pois bem: TTFB é um acrônimo de “Time to First Byte”, ou tempo para o primeiro byte, em português. Ou seja, é o tempo que o servidor leva para responder com o primeiro pedacinho de informação.

TTFB

Como funciona o TTFB

Antes de desesperar caso o seu TTFB esteja alto, precisamos entender que ele consiste em três etapas:

1) O tempo de conexão entre o seu navegador e o servidor do site;
2) O tempo que o servidor leva para processar todo o código do site;
3) O tempo que o servidor leva para entregar o conteúdo ao seu navegador.

A primeira e a terceira etapa são influenciadas pela conectividade entre seu navegador e o servidor.

Então, se o servidor estiver muito longe do visitante, o tempo de conexão será maior e, portanto, o TTFB será penalizado.

Caso o servidor não tenha muita capacidade de rede, ou seja, um link ruim, o TTFB também será mais alto. O mesmo se aplica caso o visitante tenha uma conexão lenta.

A segunda etapa é influenciada tanto pelo código do site quanto pela capacidade do servidor. Esta fase é a que, geralmente, causa mais lentidão no TTFB.

Isso porque, por mais perto que o seu servidor esteja, quanto mais plugins, temas, extensões etc forem instalados, mais código terá que ser processado. Com isso, o TTFB vai às alturas.

E tem mais: se os plugins forem mal escritos e de fontes nada confiáveis, o tempo de processamento será maior ainda.

Como medir o TTFB

Não adianta a gente te explicar direitinho se você não sabe as métricas do seu site. Em nosso canal no Youtube, além de falar sobre o conteúdo deste artigo, também ensinamos você a utilizar o GTmetrix e o WebPageTest, mas também indicamos outras ferramentas, como o Page Speed Insights.

Como reduzir o TTFB do seu site

Já tendo os valores em mãos, você deve se perguntar: “como reduzir o meu TTFB?”

Primeiro passo

Das etapas citadas anteriormente, a segunda, do período de processamento do código do site, é a mais impactante.

Por isso, a primeira coisa a se fazer para reduzir o TTFB do seu site é garantir que você só use o que for essencial no seu site. Evite plugins e temas desnecessários e de origens que não conhece bem.

Lembra que o tempo aumenta quando há mais código para ser processado? Isso acontece pois toda vez que alguém visita seu site, seu servidor tem que ler e processar t-o-d-o o código do zero.

Segundo passo

A segunda coisa a se fazer é instalar um plugin de cache. Se você não sabe qual utilizar, temos um vídeo que orienta a melhor opção para o seu WordPress.

Esse tipo de plugin consegue pré-processar as páginas do seu site e, então, entregá-las aos visitantes sem que o servidor precise processar TODO o código do seu site novamente a cada visita.

É claro que isso só será efetivo para visitantes, pois, quando um usuário estiver logado, ele não verá a versão cacheada do seu site.

Isso não é problema, já que a vasta maioria dos visitantes, provavelmente, não estarão logados e receberão a versão pré-processada.

Terceiro passo

A terceira coisa a se fazer é utilizar uma CDN com ponto de presença onde seu visitante fará o acesso. A gente também já conversou sobre isso no canal.

Exemplificando, se o seu site é focado em brasileiros, ele deve usar uma CDN que tenha um ponto de presença no Brasil, a fim de ter um tempo de conexão mais rápido.

Preferencialmente, use CDNs que também incluam um robusto Website Firewall.

Parece bobo, mas aqueles bots indesejáveis que acessam seu site podem estar consumindo recursos computacionais da sua hospedagem atoa.

Além de, claro, proteger seu site contra hackers e ataques DDoS, um WAF também pode prevenir isso. É um grande bônus! Se quiser saber mais, já produzimos conteúdo sobre a sua importância no YouTube.

Quarto passo

Por conseguinte, o quarto item da nossa lista é um ponto que quase ninguém comenta nos artigos por aí sobre TTFB: a versão do PHP que seu site utiliza também pode impactar no TTFB.

Logo, quanto mais nova a versão, mais rápido tende a ser o PHP, assim sendo, atente-se a este detalhe ao escolher a sua versão do PHP.

Realmente pode parecer irrelevante, mas este detalhe pode reduzir o TTFB do seu site.

Quinto passo

Por fim, mas não menos importante, talvez a culpa seja, realmente, do servidor. Principalmente em hospedagens baratinhas, centenas de milhares de sites são empilhados em um único servidor para cortar custos.

Neste caso, busque sempre utilizar hospedagens em nuvem confiáveis, que faça questão de indicar qual data center é usado e se é de primeira linha. Nós, da Infinite, sempre focamos na transparência e isso segue sendo essencial.

O mercado de hosting é cheio de hospedagens “em nuvem” que o provedor tenta de tudo para esconder o data center que ele utiliza… afinal, ele não quer que você saiba que ele usa data center baratinho. Você não colocaria o seu filho para dormir em qualquer hotel, certo? Por que deixar o seu site em qualquer lugar?

Dessa forma, garanta que seu plano de hospedagem tenha recursos computacionais claramente especificados e que sejam exclusivos para seu site.

Assim, escolha sempre os de excelente procedência para que seu site carregue suficientemente rápido e também tenha um excelente uptime, obviamente.

Só pra te lembrar, o WAF da Infinite possui PoP (ponto de presença) no Brasil, viu?

TTFB

Agora você já sabe como reduzir o TTFB do seu site e eu ainda tenho uma boa notícia: se você é cliente Infinite e gostaria de otimizar o seu site, o nosso suporte te ajuda com isso de forma gratuita, tranquilamente! É só pedir.

Se você não é cliente Infinite, mas tem alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar aqui nos comentários que a gente te responde rapidinho. Combinado?

Ahhh, não esquece que o TTFB não é a velocidade do seu site, tá bem? É quanto à velocidade de resposta.

Por Monique Soares

Apaixonada pelas palavras e pela capacidade de impactar a vida das pessoas por meio delas. Pessoa comum, mãe de gatos, leitora compulsiva e uma eterna curiosa a respeito de qualquer coisa que revolucione, ainda que minimamente, a realidade de alguém.