Categorias
Aplicações Inteligência artificial Produtividade Recursos Tecnologia

ChatGPT: o futuro que ninguém esperava

Se você acompanha as notícias sobre inovação e tecnologia, com certeza já ouviu falar sobre o ChatGPT, que, em apenas dois meses de funcionamento, já atingiu mais de 100 milhões de usuários pelo mundo. E é sobre esta ferramenta super interessante que falaremos hoje!

Conhecido como um dos maiores modelos de linguagem natural já criado, o famoso ChatGPT é uma inteligência artificial que nunca para de aprender! Ele é um tipo de computador super inteligente que oferece aos seus usuários respostas precisas e úteis para uma ampla variedade de perguntas e tópicos.

O ChatGPT é uma evolução de outros sistemas de processamento de linguagem natural desenvolvidos pela OpenAI ao longo dos anos, como o GPT-1 e o GPT-2.

Esses modelos foram treinados em meio a enormes quantidades de dados da internet (incluindo livros, artigos, notícias e conversas online) para entender e produzir linguagem natural em um contexto específico. Com isso, ele possui 175 bilhões de parâmetros de rede neural, o que o torna o maior modelo de linguagem natural já criado.

ChatGPT

A ideia por trás do ChatGPT é ajudar a tornar a comunicação com inteligência artificial mais natural e intuitiva possível. Também, ele objetiva permitir que as pessoas se comuniquem com computadores de uma forma muito semelhante a maneira como se comunicam com outros seres humanos.

O seu assistente virtual ainda mais inteligente

Você já deve ter utilizado ou ouvido falar de assistentes virtuais, como a Siri ou a Alexa, não é mesmo? Elas também entendem a linguagem humana e podem realizar tarefas simples, como tocar música ou definir alarmes. O ChatGPT, por sua vez, é diferente, porque é muito mais avançado e pode entender uma variedade muito maior de perguntas e respostas.

A forma como o ChatGPT funciona é parecida com a forma como aprendemos coisas novas. Quando somos bebês, começamos a aprender a falar ouvindo as pessoas ao nosso redor. Conforme crescemos, continuamos aprendendo com nossas experiências e interações com outras pessoas e é mais ou menos dessa forma que ele funciona.

A partir de uma enorme quantidade de texto, foi possível identificar padrões e entender como as pessoas utilizam a linguagem e encontram respostas para uma ampla variedade de perguntas. Então, quando você pergunta algo, ele usa as informações aprendidas para entender a pergunta e fornecer a melhor resposta possível.

ChatGPT

Um professor sempre disponível

O ChatGPT tem várias aplicações práticas na atualidade e pode ajudar as pessoas em muitas áreas e situações diferentes. Por exemplo, ele pode ser usado como um assistente pessoal para ajudar a organizar tarefas diárias, responder perguntas sobre assuntos diversos ou até mesmo ajudar a resolver problemas complexos.

Além disso, empresas podem usá-lo para melhorar o atendimento ao cliente, em virtude do fornecimento de respostas precisas e rápidas para perguntas frequentes e problemas comuns. Ele também pode ser utilizado na área da saúde para ajudar na detecção de sintomas ou condições médicas específicas, o que facilita e agiliza muitos diagnósticos e tratamentos.

Outra aplicação importante é a possibilidade do ChatGPT ser utilizado para auxiliar a educação como uma ferramenta de ensino, ao responder e ajudar a perguntas de alunos e ajudando a explicar conceitos difíceis. Similarmente, ele pode ser utilizado para treinar habilidades de linguagem, principalmente em relação à escrita, pois fornece dicas e correções de erros.

Por fim, ele pode ser super útil em pesquisas científicas ao ajudar a analisar grandes quantidades de dados e ao fornecer insights e soluções para problemas complexos, por exemplo. Nesse contexto, também pode ser utilizado na produção de artigos científicos disponibilizando as pesquisas mais atuais presentes nas bibliotecas digitais.

Ainda não é perfeito…

Como uma tecnologia ainda em evolução, o ChatGPT precisa de muitos dados para funcionar bem. Ele foi treinado em uma enorme quantidade de informações de texto, que o ensinaram a entender a linguagem natural e produzir respostas relevantes.

Diante disso, se encontrarmos uma pergunta incomum ou uma frase que ele nunca tenha visto, pode acontecer de não ter informações suficientes para gerar uma resposta útil. O mesmo acontece com perguntas consideradas altamente complexas e abstratas, como quando falamos em sentimentos e emoções humanas.

Além disso, ele pode ser vulnerável a preconceitos e tendências encontradas nos dados de treinamento. Portanto, é essencial estar ciente dessas limitações e trabalhar para aprimorar continuamente a tecnologia.

Teste você mesmo

Para começar, acesse o site oficial do ChatGPT.

Em seguida, clique em “Try ChatGPT”:

ChatGPT - página inicial

Você será direcionado a uma página para fazer o login (Log in) ou se cadastrar (Sign up):

ChatGPT - login

Caso ainda não tenha o cadastro, clique em “Sign up” e crie sua conta com um endereço de e-mail válido. Você pode utilizar uma conta Google ou Microsoft para isso.

Após inserir o número de seu celular no cadastro, a plataforma enviará um código por SMS e você deve digitar o código informado e seguir para o acesso ao ChatGPT:

ChatGPT - verificação

Pronto! Se você chegou na tela a seguir, você já tem a sua conta gratuita e pode utilizar o grande e poderoso ChatGPT!

Apesar da interface ser em inglês, você consegue conversar com o ChatGPT em português e a resposta também será em português. Incrível, né?

ChatGPT

O que você acha disso?

Vimos, então, que o ChatGPT é uma ferramenta poderosíssima com inúmeras funcionalidades que foram desenvolvidas para nos auxiliar nas pesquisas e trabalhos rotineiros e que nos aproxima cada vez mais do ambiente tecnológico.

É importante ressaltar que, por mais facilidades que este recurso traga, é importante ter pensamento crítico para que possamos usufruir de forma consciente, sem que nos tornemos reféns. Mas, conte-me: o que você achou disso?

Algumas ilustrações deste artigo foram retiradas do site Storyset.