Categorias
Desempenho Recursos Segurança WordPress

Plugins piratas: corra!

Plugins e temas são essenciais para que o seu site fique robusto e atenda às suas necessidades, pois acrescentam utilidades e, claro, beleza. Em contrapartida à vontade legítima de obtê-los e a impossibilidade de fazê-lo estão os plugins piratas: uma maneira supostamente fácil de alcançar o mesmo resultado.

Diante desta situação, não é incomum encontrar falsificações de plugins originais. Isso porque, em virtude de sua utilidade, versões barateadas emergem como uma alternativa, embora não indicada por diversos aspectos, os quais serão explanados a seguir.

Não caia na tentação

Além de crime previsto no Código Penal Brasileiro, tanto para quem cria, quanto para quem consome, os produtos piratas são um atalho para problemas de segurança.

No entanto, a prática ainda é muito comum porque, muitas vezes, não é possível identificar tanta diferença da versão original para a falsa. Sobre isso, a verdade é que pode até ser que quem utiliza nunca tenha tido problema, mas, neste caso, não é questão de se algum dia sentirá o impacto, mas de quando ele acontecerá.

Dessa forma, diversos podem ser os perigos implícitos em uma oportunidade picareta. Eles vão desde a injeção de códigos maliciosos em sua aplicação à coleta de dados de seus usuários. Com a vigência da LGPD, é necessário ter ainda mais cuidado com os riscos de vazamento, também.

Hacker

Na comunidade WordPress, os plugins piratas são chamados de nulled ou cracked. Em teoria, eles não são ilegais, visto que, para que possam ser adicionados ao CMS, devem possuir a licença General Public License, conhecida como GPL. Na prática, pode ser que a conduta seja enquadrada no 2º parágrafo do artigo 184 do Código Penal Brasileiro que versa sobre a violação dos direitos do autor.

A Licença Pública Geral em Português, é a licença à qual todos os plugins do WordPress estão atrelados. Ela incentiva que a comunidade melhore, conserte e estenda os plugins com uma facilidade e velocidade maior.

Contudo, à medida que é muito benéfica do ponto de vista qualitativo das aplicações, também pode gerar problemas para os usuários, uma vez que, tendo código aberto, códigos ocultos podem ser inseridos.

Ainda, a licença permite que os plugins sejam compartilhados por qualquer pessoa que os tenha, o que pode ocasionar incidentes de segurança que podem redirecionar o tráfego, roubar dados, retirar o site do ar e outras coisas similares.

Por esta razão, sempre recomendamos o uso de plugins originais, mesmo que sejam pagos. Como vimos, usar um plugin pirata não ocasiona conflitos legais, mas também não garante que a versão está isenta de intenções maliciosas por trás.

Plugins Piratas

Além disso, não podemos nos esquecer do prejuízo para a comunidade tecnológica como um todo. O desenvolvimento de plugins e temas faz parte da rotina de trabalho de muitos colegas e da renda de muitas empresas que fazem a economia girar.

Se você gosta de uma funcionalidade, procure a versão original para instigar a sua continuidade e aprimoramento. Afinal, diferente dos plugin piratas, os plugins originais apresentam suporte de qualidade que resolvem as questões em curtos períodos de tempo.

Entretanto, também temos ciência que, nem sempre, é viável financeiramente investir em plugins pagos. Nesta situação, utilize plugins gratuitos. O WordPress, um dos sistemas de gerenciamento mais utilizados do mundo, por exemplo, já apresenta uma quantidade imensa de plugins gratuitos de qualidade. Logo, uma pesquisa pode te salvar de riscos desnecessários.

Outra alternativa seria a versão freemium de plugins pagos, que, embora limitada, pode te atender bem.

Melhores plugins gratuitos para WordPress.

Como eu disse, diante da indisponibilidade orçamentária, uma das alternativas aos plugins piratas são os plugins gratuitos. Ainda assim, são muitas possibilidades e daremos três dicas de plugins interessantes para uma plataforma WordPress.

1- Breakdance

O plugin Breakdance é um editor visual de páginas. Ele oferece uma ampla variedade de recursos, como modelos personalizáveis, integração com outras ferramentas, opções de otimização de conversão e muito mais!

2- WooCommerce

O WooCommerce é um plugin indispensável para quem deseja desenvolver uma loja online utilizando o WordPress. Ele apresenta uma ótima integração com vários outros plugins e extensões e potencializa o crescimento da sua loja a longo prazo devido à sua resiliência quanto às necessidades.

Além de gratuito, também possui uma interface amigável e perfeita para iniciantes. Agora, imagine só nas mãos de usuários experientes…

3- Yoast Seo

O Yoast Seo é um excelente plugin para ajudá-lo nos requisitos de SEO. Ele sinaliza as alterações necessárias visando a otimização, legibilidade e performance nos mecanismos de busca.

Por si só, ele já apresenta todas as funções fundamentais. Todavia, também apresenta funções adicionais em sua versão paga que custa U$69,90

4- Contact Form 7

O Contact Form 7 te permite adicionar formulários customizados ao seu site. Dessa forma, é o plugin perfeito para quem visa manter um contato estreito com seu público. Por meio de um design robusto, o plugin torna mais fácil o processo de recebimento, sugestões e consultas de seus usuários.

Outra interessante funcionalidade é o suporte para CAPTCHA, o que ajuda no aspecto de segurança, sobretudo no que se refere aos spams.

Faça escolhas inteligentes

Depois de tudo o que abordei, não há dúvidas de que evitar plugins piratas deve ser uma decisão inegociável, não é mesmo?

Como membros da comunidade tecnológica, é sempre preciso conscientizar acerca da importância de incentivar e valorizar cada atividade. Afinal, uma coisa acaba estando interligada à outra e, dificilmente, um recurso ruim passará despercebido no desempenho como um todo.

Ultrapassando as questões morais, na ponta do lápis, o prejuízo frente a um incidente é maior do que o valor que seria investido em plugins originais. Não se engane ao acreditar que uma economia momentânea será benéfica com o passar do tempo!

Por fim, conte para nós qual a sua opinião sobre o assunto! Já fez algo do tipo e se arrependeu?

Ilustrações deste artigo retiradas do site Storyset.

Por Monique Soares

Apaixonada pelas palavras e pela capacidade de impactar a vida das pessoas por meio delas. Pessoa comum, mãe de gatos, leitora compulsiva e uma eterna curiosa a respeito de qualquer coisa que revolucione, ainda que minimamente, a realidade de alguém.