Categorias
eCommerce Empreendedorismo

5 gateways de frete para você economizar nas entregas do seu eCommerce

Você sabia que 44% dos visitantes de ecommerce desistem de suas compras por causa do valor do frete e tempo de entrega?

Talvez você mesmo já tenha vivenciado isso: você visitou um site e achou aquele produto que super queria, muitas vezes até mais barato do que o normal, então digitou o seu cep para calcular o frete e de repente…

A entrega era mais cara que o produto!

Não bastasse isso, ainda há aqueles casos em que o frete parece planejado para te afrontar, como quando o autor aqui estava louco atrás de uma cadeira gamer e foi surpreendido por um frete de 120 reais — o que era só o início da afronta já que a loja pedia 28 dias ÚTEIS para fazer a entrega! (Quem engole uma loucura dessas?!)

Porém se engana o cliente que diz que tudo é maldade dos vendedores, afinal, a logística é um dos grandes problemas dos empreendedores digitais — chegando a custar até 58% dos custos da operação de um ecommerce — por isso é essencial que você busque maneiras de otimizar essa parte crucial da sua loja digital.

Uma das melhores maneiras de resolver isso é usando gateways de frete: sistemas que integram o seu ecommerce a diversas entregadoras e ainda calculam o frete de cada produto em tempo real, reduzindo o abandono de carrinho por parte de seus clientes.

Veja abaixo quantas vantagens imperdíveis um sistema de gestão de fretes pode te trazer:

Potinho despejando moedas no chão

Diminuir custos com frete

Você terá uma gama de entregadoras além dos Correios, cada uma com sua própria visão de custo por porte de produto e região do país.

Imagine que uma empresa x tem um preço padrão para todas as localidades, enquanto a y é mais rápida para entregas ao sul, enquanto a z tem o melhor preço para a região norte, por exemplo.

Colocar o seu cliente no controle

O seu cliente poderá escolher qual é o frete ideal para ele, assim tirando das suas costas o peso de pensar qual é o melhor custo-benefício para os 26 estados brasileiros.

Um cliente pode querer uma entrega urgente enquanto outro prefere esperar um pouco mais para economizar na entrega e, independente da escolha dele, o cliente não poderá te culpar por qualquer valor ou tempo de espera.

Melhorar a imagem da sua marca

Não importa se você não é sócio da sua entregadora: quando um cliente entra no seu site e se revolta com o valor do frete, é a sua marca que fica com a pecha de abusar dos consumidores no valor do frete.

Até hoje o autor associa aquele ecommerce da cadeira à experiências ruins, porém isso poderia ter sido facilmente resolvido se o tal site tivesse dado opções diversas de entrega — deixando claro que aquele valor e prazo não eram malandragens para compensar o valor reduzido do produto, mas sim condições impostas pelas entregadoras.

Diversas caixas e pacotes sobre um fundo preto, com as frases "wrap it", "give it" e "pack it"

Contornar greves dos correios

As transportadoras de ecommerce não costumam entrar em greve e, mesmo que isso ocorra com a sua favorita, ainda haverá várias outras opções disponíveis para você e os seus clientes.

Lembra da greve dos caminhoneiros? Esse caso levou diversas entregadoras a desenvolverem planos de contingência para aumentar a segurança das entregas e cumprimento de prazos, o que tornou os gateways de frete em ferramenta essencial para quem tem uma loja virtual.

Diminuir seus custos através de especialistas

Seu ecommerce estará conectado à entregadoras que conhecem as dificuldades únicas de operar um negócio online, estando todas bem preparadas para lidar com problemas de estoque, reenvios, devoluções, e outras questões que assolam os empreendedores digitais.

O resultado é uma loja com custos reduzidos, lucros otimizados, e clientes mais satisfeitos já que toda entrega equilibrará as necessidades do seu público e a sua capacidade de entrega.

Evitar erros de cálculo e gerar relatórios

Muita gente já fechou as portas por não calcular bem seus custos com frete, então uma das grandes vantagens dos gateways é que tudo é feito automaticamente pelo sistema de gestão, assim diminuindo os erros humanos.

Se ainda assim você achar que as contas não vão bem, esses sistemas geram relatórios detalhados da sua relação (e custo) com cada tipo de entrega e transportadora, te permitindo fazer ajustes rápidos e eficientes sem perder seu sono fazendo análises.

Agora que você conhece dos sistemas de gestão de entregas, que tal darmos uma olhadinha nos melhores gateways de frete para WordPress, Opencart, Magento et cetera?


Home da Frenet com a frase "faça o frete virar o marketing do seu e-commerce"

Frenet

Contando com mais de 250 transportadoras, a Frenet está ativa em 5 mil lojas e afirma fazer 12 milhões de cálculos de fretes por mês — muitas das quais feitas sem cobrar qualquer mensalidade.

A Frenet promete uma gestão tão eficiente de suas transportadoras e políticas de entrega que isso fará o “frete virar o marketing do seu e-commerce”.

Integrações

WooCommerce, OpenCart, Magento & PrestaShop

Vantagens

- Mais de 200 transportadoras para você conseguir atender absolutamente qualquer demanda dos seus clientes.
- Transportadoras indicadas de acordo com o perfil da sua loja virtual, te poupa avaliar essas 200 opções.
- Assinaturas variadas que vão desde o gratuito ao enterprise, todas com suporte técnico para sua loja virtual rodar suave.
- Gestão de frete avançada que te permite criar suas próprias regras de entrega por produto, incluindo retirada na loja, aumentando seu controle das entregas.
- Frete customizado por região, o que te permite fazer promoções especiais por estado, bairro, e até mesmo cep.
- Correios offline para que seus clientes sempre consigam calcular o custo da entrega mesmo que os Correios estejam offline.

Custo

Embora você possa fazer até 5 mil cotações mensais sem pagar nada, é preciso pagar pelo menos R$50 para ter acesso a várias funções essenciais desse gateway de frete.
Não há multas caso você queira abandonar o serviço.

Site da Frete Click com a frase "tecnologia de ponta e alta performance em logística"

Frete Click

A Frete Click conta com diversos sistemas ERP que se integram ao seu ecommerce e fazem dezenas de cotações de fretes simultâneas para os seus clientes — indo do motofrete até mesmo às entregas aéreas.

Os plugins do gateway de frete estão claramente expostos no site, o que permite uma instalação rápida e fácil até para quem entende bem pouco de desenvolvimento.

Integrações

WooCommerce, PrestaShop, Magento & OpenCart

Vantagens

- Contratação automatizada, sem a necessidade de negociar preço, coleta ou entrega com as transportadoras.
- Mais de 100 transportadoras, do Correios ao Aéreo, disponíveis para sua escolha e com atendimento para todo o Brasil.
- Controle operacional desde a coleta até a entrega.
- Gestão automatizada de todos os fretes contratados para sua auditoria.
- Cotação e contratação rápida do melhor preço, calculando múltiplos fretes em um único acesso.
- Uma equipe inteira especializada em Logística para te dar suporte técnico.

Custo

O Frete Click é gratuito, sem mensalidade ou sequer citando custos com cotação. Também não há assinatura ou estadia obrigatória para qualquer usuário.

Site da Frete Rápido com a frase "O primeiro HUB de transporte cloud da América Latina"

Frete Rápido

Conhecida como o primeiro hub de transporte 100% cloud da América Latina, a Frete Rápido conecta embarcadoras, ecommerces, e modais de transporte sem precisar de contratos individuais para cada caso.

“Isso entrega benefícios às três partes envolvidas: o embarcador tem acesso a várias opções de entregas sem todo aquele calvário de cotar, contratar e rastrear com as transportadoras manualmente,” informa a marca.

Integrações

WooCommerce, Opencart & Magento

Vantagens

- Consolidação de volumes, reduzindo o valor de frete em até 40% em vendas compostas.
- Tracking completo das entregas, o que vai desde o painel para o seu controle pessoal até o envio de sms e email para o acompanhamento do cliente.
- Omnichannel, MultiOrigens e Dropshipping.
- Correios offline para que seus clientes sempre consigam calcular o custo da entrega mesmo que os Correios estejam offline.
- Logística reversa dos Correios, facilitando as trocas e retornos de produtos dos seus clientes.
- Auditoria de faturas e métricas / KPIs de cada transportadora, aumentando o seu controle da operação.

Custo

A Frete Rápido opera com cinco planos, sendo o primeiro chamado Startup, que permite até 100 envios por mês. Embora a mesma informe não haver contratos, ela não divulga os valores de nenhum de seus planos.

Site da Intelipost com a frase "Tecnologia em Gestão de Frete"

Intelipost

A Intelipost promete diminuir custos com frete, atendimento e TI através de um sistema de gestão de frete inteligente que tem o controle total sobre o desempenho e custo logístico de cada transportadora.

O sistema é utilizado por mais 200 lojas, incluindo o Submarino, a Centauro, e a Livraria Cultura, que agora contam com "uma interface amigável para controlar toda a operação."

Integrações

WooCommerce, Opencart & Magento

Vantagens

- Cálculo de frete multi-transportadora com retorno em tempo real e baseado em regras de negócio configuráveis.
- Integração com transportadoras e Correios (EDI/webservice/SIGEP) para geração de romaneio, PLP e etiquetas de postagem.
- Rastreamento de todas as entregas em tempo real, com regras sobre eventos e ocorrências de entrega para disparo de e-mails e SMSs.
- Geração de pré-fatura e identificação de divergências nas cobranças das transportadoras.
- Gestão de reembolso dos Correios, com otimização do índice de reembolsos e painel de gestão.
- Analytics em Dashboards, relatórios e ferramentas de análise para inteligência logística do negócio.

Custo

O plano inicial da Intelipost permite até 500 envios por mês, porém não há valores divulgados. O contrato não obriga longas assinatura, sendo reiniciado a cada mensalidade.

Site da Melhor Envio com a frase "Economize na gestão de fretes"

Melhor Envio

A Melhor Envio tem nota 7.7 no Reclame Aqui, mas vale destacar que diversas reclamações foram por engano — como pessoas os culpando pelo tempo de entrega, o que na verdade é responsabilidade da transportadora.

Esse gestor de frete conta com 4 transportadoras, meios de pagamentos como PagSeguro, PayPal e MercadoPago, além de parceria com SEBRAE e destaque no 100 Startups to Watch.

Integrações

WooCommerce, Opencart & PrestaShop (Pago)

Vantagens

- Múltiplas transportadoras imediatamente disponíveis, com diversas modalidades de fretes sem negociar contratos individuais
- Cotações de fretes simultâneas sem que você perca tempo consultando várias transportadoras para tomar uma decisão.
- Gateway de frete gratuito que só irá lhe cobrar pelo que você usar, descartando mensalidades.
- Automação de frete completa para gerir todos os seus fretes instantaneamente sem que você medie cada pedido.
- Automação de etiquetas que gera uma tag de envio personalizada que se integra ao sistema da transportadora escolhida.

Custo

Seu único gasto será com as etiquetas utilizadas nas entregas, o que a empresa afirma que pode ser contrabalanceado com os “descontos de até 75% no frete através do balcão de transportadoras,” que disputam clientes através da Melhor Envio.

Mão estendida com uma mini-caixinha de madeira com o logo da Infinite Cloud Computing

Conclusão

Embora não caiba a nós recomendar qualquer sistema de gestão de frete específico, é importante destacarmos que fomos bem atendidos por todas mesmo sem termos nos identificado no contato, o que indica o mínimo de seriedade do serviço.

Por outro lado, há outros gateways de frete que gostaríamos de ter colocado na lista, mas eles não nos responderam e/ou não tinham presença ativa nas redes sociais, por isso não citamos eles aqui.

(Não podemos dizer qual, mas há pelo menos um outro plugin de frete que caiu nesse filtro mesmo tendo sido muito bem recomendado, então fica a dica: cuide do atendimento e redes sociais do seu ecommerce pois eles também são parte da propaganda do seu negócio!)

E, se além de produtos, você quiser entregar uma experiência de ponta para os seus clientes, visite o nosso site e conheça o único host premium do Brasil! 🙂

Por Romário Eichlig

Agilista, Product Designer, e escritor formado pela University of West Florida, UNESA, e I.E. Business School.
https://www.linkedin.com/in/eichligromario/