Categorias
Produtividade

5 Dicas para aumentar a produtividade no home office sem se estressar

A maior prova de que o home office pode dar certo é que aqui na Infinite sempre trabalhamos majoritariamente de casa e ainda assim nos tornarmos o único host 5 estrelas do Brasil!

A Infinite acredita na autonomia e liberdade para cada um trabalhar de onde e como quiser e, em tempos de pandemia, mais do que nunca queremos ver o trabalho remoto alavancando a economia brasileira.

Mas é claro que não é tão simples assim: a inexperiência dos colaboradores pode tornar a prática inviável para muitas empresas, por isso decidimos reorganizar nosso cronograma para te fazer dicas de home office na expectativa de mitigar os danos de mais essa crise. Vamos lá? 🙂

Homem trabalhando em seu escritório pessoal usando roupas formais de escritório

1) Vista-se para trabalhar

Não se pode negar que uma das grandes vantagens do home office é trabalhar de roupa de dormir o dia todo. (Até alguém te chamar para videoconferência e você ter que colocar uma camisa aleatória por cima, hahaha…)

O problema é que o seu subconsciente forma modelos mentais de como se comportar em cada contexto, então sentar para trabalhar como se estivesse indo dormir coloca o seu cérebro num estado intermediário onde ele não sabe se deve engatilhar a produtividade ou permanecer na inatividade.

Duvida? Faça o seguinte exercício mental por 5 segundos: imagine um cientista qualquer trabalhando em seu laboratório.

Por acaso você imaginou alguém de jaleco branco, talvez até mesmo de óculos, com um frasco na mão e super focado em sua tarefa?

Pois é! O doutor Adam Galinsky — cientista da Princeton University — aproveitou esse modelo mental para fazer um estudo de psicologia e descobriu um fenômeno chamado Enclothed Cognition (Cognição Vestida) que hoje impacta em home offices do mundo todo!

Ao vestir participantes de um experimento com um jaleco, todos eles apresentaram maior desempenho em tarefas que precisavam de foco já que eles associavam a figura do cientista à pessoas focadas e cuidadosas com suas tarefas.

Mulher cientista manuseando uma maquinário complexo

Se uma pessoa que nunca conviveu com um cientista já enraíza esse modelo mental tão profundamente, você já pode imaginar o quanto as roupas formais de trabalho impactam nossa relação com o trabalho. Monte-se já!

Aqui vão outras vantagens de se vestir como se estivesse indo para a empresa:

  • Você transmite profissionalismo para a sua equipe nas videoconferências.
  • Se você for um gestor, você continuará mantendo sua imagem de superior mesmo à distância, inspirando profissionalismo no seu time.
  • Você estabelece um limite visual para quem mora contigo, assim basta olharem para você e já saberão que você está trabalhando. (Detalhes na dica 4.)

Dica Infinite

Como a Cognição Vestida é um fenômeno visual, você não precisa vestir nada que te cause incômodo desde que não impacte no seu visual geral.

Eu tenho sérios problemas com tênis, por exemplo, por isso acabo trabalhando descalço. Já as mulheres costumam ter incômodos com soutien, então elas podem optar por modelos mais confortáveis já que o exterior permanecerá igual.

Só lembre-se de ser fiel à proposta do estudo: quanto mais você entrar no personagem, mais você entrará em modo de produtividade, então não deixe de usar os sapatos por mera conveniência, por exemplo.

Uma mesa de home office onde teclado, mouse, celular, canetas, e diversos acessórios estão perfeitamente distribuídos simetricamente

2) Organize o seu ambiente de trabalho

Você já reparou que lojas de luxo sempre são super organizadas e às vezes parecem até mesmo um pouco vazias?

Isso se explica porque a psicologia cognitiva divide os estímulos em duas categorias: os de cima para baixo e os de baixo para cima. Os cima-baixo são aqueles que ocorrem como esperado (tipo o som que teu celular faz ao clicar num botão) e os baixo-cima são aqueles desorganizados e/ou inesperados (tipo o teu celular tocando do nada).

Um celular tocando te chama mais atenção do que o toque do teclado pois estímulos inesperados são interpretados pela sua amígdala cerebral como uma ameaça — da mesma forma que interpretaria um barulho estranho vindo de um arbusto — então o seu cérebro se direciona para resolver o problema.

O mesmo se aplica a um ambiente desorganizado: a sua amígdala interpreta as coisas fora do lugar como ameaças, por isso a sua capacidade de foco começa a ser drenada já que o seu subconsciente está tentando lidar com toda a desorganização e o falso perigo no ambiente.

Uma mulher trabalha em seu escritório pessoal em uma mesa com pilhas de folhas e documentos que se espalham por todo o ambiente
Eu fico cansado só de olhar para essa imagem

Eu sei, eu sei: é difícil manter a organização às vezes e eu mesmo estou escrevendo esse artigo com dois massageadores, dois fones, e até uma xícara de chá em cima do laptop, porém um outro estudo de Princeton já deixou bem claro que desorganização drena seus recursos cognitivos, então vamos faxinar aí!

Dica Infinite

Você não precisa organizar tuuuuuuudo ao seu redor para trabalhar em paz.

Basta organizar tudo ao alcance da sua visão central e periférica já que esse se trata de mais um fenômeno visual, então você não tem porquê correr para arrumar o que você não pode ver.

Um pomodoro ao lado de uma notebook
Fonte: Charlene Franco

3) Organize seu tempo de trabalhar e de recrear

Um erro muito comum do home office é querer focar no trabalho com tudo e morrer de culpa quando está se distraindo, mas…

Você já reparou que nem nas mega corporações se trabalha assim?!

Existe a hora de trabalhar e a hora de relaxar: às vezes as pessoas levantam pra bater-papo na cozinha e nos corredores e está tudo bem, afinal de contas, trabalhar mecanicamente prejudica todas as partes ao médio prazo.

Um estudo sobre produtividade da Draugiem Group revelou que os expedientes mais produtivos têm aproximadamente 2 horas de recreação — mas atenção pois isso requer moderação!

Embora esse tempo todo sequer inclua o horário de almoço, ele deve ser espaçado e estritamente controlado pela famosa Técnica Pomodoro: um cronômetro que dita precisamente quando você deve focar e quando pode relaxar.

Um cronômetro dividido ao meio por uma barra de ferro que segura uma placa preta com os minutos correndo em cada lado

O estudo em questão propõe como ideal uma rotina de 52 por 17, sendo 52 minutos para focar no trabalho e tão somente nele, com 17 minutos para se distrair como quiser sem sequer pensar em trabalho.

Outros estudos propõe alternativas como 50 por 15 ou mesmo 45 por 10, por exemplo, mas cada caso é um caso e você deve encontrar um ritmo que melhor se adeque ao seu estilo e limitações do trabalho.

Dica Infinite

Como estamos falando de um estudo científico, é bom você se ater aos números para garantir os benefícios de foco e redução de estresse que queremos aqui. (Eu sentia que era interrompido no pico da minha produtividade ao testar 45 por 10, por exemplo.)

Outras dicas importantes incluem:

  • Instale o pomodoro Tomighty em seu computador. (Detalhes mais abaixo)
  • Não distorcer o significado de “distração”. Essa é a hora de ir pro Youtube, não de responder emails e outros assuntos profissionais.
  • Muito menos distorcer o significado de “foco”. Nada de ouvir podcasts ou qualquer coisa que chame sua atenção, afinal, já te reservamos 2 horas para isso.
  • Por fim, tenha horários claros para começar e terminar. Lembre-se que no seu office tem uma home e ela deve continuar em primeiro lugar.

O Tomighty geralmente abre na barra do relógio e precisa ser configurado clicando com o botão direito sobre ele. Ao fazê-lo, vá em Sounds e desmarque o tic-tac, além de configurar o tempo do seu pomodoro (52) e breaks (17), é claro.

Por fim, lembre-se que muita gente não tem esse privilégio de organizar o próprio horário no expediente, então se você é a exceção à regra, respeite-a e você terá bons resultados sem atritos com superiores nem prejuízos à sua qualidade de vida.

Um portão trancado com a placa "home office não é bagunça"

4) Estabeleça limites para amigos e familiares

Se você mesmo não respeitar o seu tempo, não serão terceiros que irão se esforçar para respeitá-lo.

Os nossos cérebros têm seus picos de produtividade em momentos em que estão totalmente imersos nas tarefa, ao ponto de sequer conseguirmos ver o tempo passar. Se você ficar batendo papo e fazendo favores bobos em casa, só há duas possibilidades: ou você nunca chegará lá ou será interrompido quando lá chegar.

Um estudo da George Mason School testou os efeitos da distração em universitários e descobriu que até as interrupções mais breves tornavam impossível que eles se saíssem bem como os alunos focados — e isso mesmo tendo o dobro do tempo dos concorrentes!

Deixe extremamente claro para todos na sua casa que você não está na internet vendo memes e que só pode ser interrompido no intervalo da dica 3. Já no caso da internet, feche Facebook, Twitter, e todas as redes sociais.

Um fone de ouvido jogado sobre uma mesa de madeira
Esse é um dos maiores aliados que você pode ter em home office.

Dica Infinite

Forçar os outros a respeitarem o seu tempo pode ser difícil, mas aqui vão algumas dicas que podem "constrangê-los" a cooperarem contigo, por exemplo:

  • Tenha um sinalizador de foco para os outros na sua casa, seja na forma de um aviso pendurado na maçaneta (que pode ser até mesmo uma roupa) ou mesmo ficando com fones de ouvido sem tocar nada.
  • Música alta também pode ser uma boa para não se distrair com barulhos em casa e na vizinhança. Só cuidado pra não ficar alto ao ponto de prejudicar sua audição ou tornar um acidente doméstico inaudível.
  • Caso músicas atrapalhem a sua produtividade, pesquise por “nature sounds”, “focus song”, e afins no Youtube ou Spotify; seu cérebro se adapta a eles rapidinho!
  • Além de fechar todas as redes sociais e mensageiros, desabilite as notificações de quase tudo no seu celular. Se uma mensagem for bobeira, ela pode esperar pelo break; se ela for urgente, alguém irá te ligar!

5) Improvise seu conforto

Muita gente sofre com mesas e cadeiras ruins no home office por questões financeiras, mas a boa notícia é que há algumas gambiarras que podem aliviar o seu desconforto sem gastar nada!

A primeira coisa que você deve saber é que seu corpo inteiro deve estar o mais reto possível durante todo o expediente, e isso não inclui apenas a sua coluna, mas também braços, pescoço, e até suas mãos. Veja na imagem abaixo:

Um infográfico mostrando um homem ao computador e todos os detalhes sobre sua postura. [Por favor, deficientes visuais, peça ajuda pois é impossível descrever.]
Fonte: Construção & Design

Não seguir essas recomendações irá lhe causar danos no médio ou longo prazo que sairão bem mais caros que repaginar o seu home office, por isso você deve tomar uma atitude o mais rápido possível para evitar uma rotina de dor que muitas vezes é irreversível.

Aqui vão algumas dicas para melhorar sua postura sem gastar nada:

  • Utilize um travesseiro (ou almofada) consistente para forçar a sua lombar para frente, simulando a curvatura da cadeira na imagem acima.
  • Se os apoios para os braços da sua cadeira forem muito baixos, utilize almofadas ou mesmo panos soltos para criar volume embaixo deles — especialmente no braço que usa o mouse, que fica na mesma posição por mais tempo.
  • Se o teu monitor estiver muito baixo, use uma pilha de livros para colocá-lo mais alto na mesa. Se ficar muito feio, teste cobri-los com um pano.
  • Se a gaveta do seu teclado não deixa seus antebraços retos como acima, saiba que essas madeiras são tão frágeis que você pode furá-las ao simplesmente girar o parafuso com um pouco mais de força sobre ela
  • Cuide da sua visão e saúde ligando o filtro de luz azul do seu computador e celular. Uma dica importante aqui é configurá-lo para desligar pelo menos 1 hora depois de quando você começa a trabalhar, por exemplo: caso inicie às 7, o filtro deve ficar até 8 ou mesmo 9.

Dica Infinite

Ignore todas as dicas acima caso você sinta dor ou desconforto ao segui-las, afinal de contas, cada corpo tem suas particularidades e as dicas dadas pelo seu próprio corpo sempre devem falar mais alto.

Quanto à compra de móveis, compre cadeiras reguláveis nos braços, altura, e se possível até curvatura da coluna. (Cadeiras ortopédicas e gamers são ótimas.) Quanto às mesas, nem pense em adquirir um modelo em que o teclado e monitor fiquem no mesmo plano pois esse é um caminho rápido para a fisioterapia.

Por fim, pesquise alongamentos no Youtube para deixar o seu corpo mais resistente aos danos causados pela inatividade e esforço repetitivo.

Uma mesa de escritória vista de cima, onde um homem usa seu laptop ao lado de uma carteira com o logotipo da Infinite

Siga calmo e firme!

Cada pessoa, empresa, e família são um universo em particular, então o segredo aqui não é seguir tudo à risca, mas se adaptar para triunfar.

E fique tranquilo: o home office pode ser desesperador nas primeira semanas, mas tudo se resume a uma boa comunicação e definição de como as coisas devem funcionar. Faça tudo direitinho e os benefícios da prática (como não pegar trânsito) te farão nunca mais querer pisar num escritório!

E caso queira mais dicas e aquele help com os seus negócios digitais, não deixe de seguir a Infinite nas redes sociais. 😉

Por Romário Eichlig

Agilista, Product Designer, e escritor formado pela University of West Florida, UNESA, e I.E. Business School.
https://www.linkedin.com/in/eichligromario/