Categorias
eCommerce WordPress

5 Dicas de SEO On-Page para melhorar o posicionamento do seu site no Google

Qualquer um pode ganhar acessos pagando por anúncios, porém há uma coisa que só o Google faz por você: trazer usuários espontâneos e genuinamente interessados no que você tem a dizer.

Isso porque os visitantes do Google são considerados um público quente, ou seja, pessoas que entraram no seu site não porque algo foi empurrado nelas, mas porque elas estavam ativamente à procura do que você tem a oferecer — o que torna suas chances de conversão muito maiores.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são importantíssimas para melhorar o melhorar seu alcance no Google e outros mecanismos de busca, sendo muito recomendado contratar uma consultoria SEO para adaptar o seu site às expectativas dos algoritmos desses mecanismos.

SEO não é um trabalho simples e requer constante ajustes por profissionais capacitados, mas sempre dá para começar por algum lugar: para te dar aquele help nessa crise inesperada do coronavírus, tiramos esse mês para escrever algumas dicas básicas de SEO que podem revolucionar seus acessos caso você nunca tenha se debruçado sobre o assunto. Esperamos que te ajude!

Print do site da Infinite mostrando a <title> (na aba do navegador) e a <h1> no meio da página.

Diferencie as keywords da < Title > da < H1 >

Esse com certeza é o erro de SEO mais comum de todos, muito comum em sites baseados em WordPress e outros CMS.

Isso ocorre porque as plataformas mais populares transformam Title e H1 numa coisa só, porém esse é um problema gravíssimo já que, embora parecidas, essas tags têm objetivos e valores absolutamente diferentes!

O que é a < Title >?

Ela é literalmente o título da página, que irá aparecer tanto nos resultados do Google quanto na aba do seu navegador quando você passa o mouse sobre ela.

Aqui você já fica clara a importância dupla de uma boa title: além de precisar ter as palavras-chaves que o seu público pesquisaria, ela também precisa ser muito bem escrita para atrair cliques dos usuários.

Sério, se dedicar para escrever uma boa < title > é imprescindível! Esse artigo do Neil Patel tem boas dicas de ferramentas gratuitas para pesquisar palavras-chave; confere aí!

O que é a < H1 >?

Diferente da title, a H1 aparece na página e funciona como cabeçalho principal, tendo como objetivo aprofundar o que já foi dito no title.

Se fôssemos comparar com editoriais, a < title > seria o nome da revista enquanto a < h1 > o tema lá na capa. Erre em um dos dois e o risco de não vender nenhuma edição será enorme!

Como escrever boas titles e H1?

O primeiro passo é instalar a versão gratuita do Yoast caso você use WordPress. (Caso use outra plataforma, procure no Google pelas ferramentas de SEO mais utilizadas nela.)

Agora você notará que todas as suas páginas terão dois campos para nomeá-las, conforme visto na imagem logo abaixo:

Print do WordPress mostrando onde colocar a <title> e a <h1> em uma págian do WordPress
Tá vendo aquela aba "social" alí? Ela é perfeita para escrever um título mais chamativo para as redes sociais, onde keywords não têm valor.

Uma excelente dica de como melhorar a posição do seu site no Google seria optar por sinônimos ao escrever seus títulos, por exemplo:

  • < Title >: 10 Maneiras de melhorar o posicionamento do seu site no Google.
  • < H1 >: 10 Maneiras de ter melhores resultados nos motores de busca.

Note que ambos títulos dizem exatamente a mesma coisa, porém na title eu cito o que considero mais provável de pesquisarem ("no Google"), enquanto na H1 eu falo o segundo termo que acredito que as pessoas usariam ("nos motores de busca").

Outra possibilidade é substituir por um título mais chamativo, por exemplo: “Como melhorar seus resultados no Google em 5 passos”.

Seja lá como você for fazer, só não se esqueça de usar palavras-chave em ambos!

Imagem mostra 4 sites lado a lado, todos ligados através de links, enquanto um homem aponta a lupa para o  que recebe todas as ligações
Imagem original da LAHAR

Não tenha medo de dar links e créditos

Lembra que a internet foi criada para fins acadêmicos?

Isso significa que o referenciamento é importantíssimo pois a ciência é feita por validação de pares, logo, você melhora o alcance do seu site no Google ao citar boas referências.

Além do link building (a atividade de dar e receber links) ser o fator de ranqueamento mais importante, vale também lembrar que donos de site frequentemente verificam de onde estão vindo seus acessos, o que abre portas para muitas parcerias no mundo digital!

Dicas para criar bons links

  • Linke somente para páginas relevantes e/ou confiáveis, como os primeiros resultados do Google ou sites de amigos que não estejam envolvidos em práticas ilícitas aos olhos do Google. (Spam, pirataria, tráfico de links, etc.)
  • Não passe de 1 link para cada 75 ou 100 palavras pois isso pode ser entendido como spam pelo Google. (Além de ser irritante ler um texto onde tudo está sublinhado.)
  • Correlacione links com palavras-chave, assim como eu fiz ao citar a origem da internet. O Google não curte o famoso "clique aqui" e outros links que não dizem nada.
  • Não linke ninguém à toa pois o Google não é bobo. O leitor semântico dele é capaz de perceber se você está criando links aleatórios.
  • Sempre crie links para os seus posts antigos parar melhorar o posicionamento e o seu sitemap, deixando mais claro para o Google o que é mais relevante no seu site.
Um quadro onde vários quadros se conectam a outros quadros, assim como páginas em um sitemap
Fonte: Search Engine Journal

O que é um sitemap?

O sitemap é literalmente o mapa do site, mostrando para o Google todas as rotas possíveis nele. Assim como uma rota frequente é mais seguida no Waze, o Google dá mais relevante às páginas com mais links no seu site.

Você pode gerar sitemaps automaticamente com o Yoast. (Notou que eu não escrevi "digite aqui" para criar o link?)

Otimize suas imagens POR COMPLETO

Otimizar o tamanho das suas imagens geralmente não sai barato, mas a boa notícia é que a Infinite é a única hospedagem que otimiza suas imagens de graça — deixando o carregamento das suas páginas mais rápidas num passe de mágica, o que também melhora os seus resultados de pesquisa no Google!

PORÉM isso tá longe de ser o suficiente: os mecanismos de busca também estão preocupados a acessibilidade das suas imagens, o que requer dar bons nomes, alt tags, e mesmo legendas.

Galeria de imagens mostrando onde colocar alt texts nas imagens do WordPress

O que é um alt text?

O texto alternativo é aquilo que aparece quando você passa o mouse sobre uma imagem, tendo a função descrevê-la para o Google e deficientes visuais.

O alt text perfeito incluiria keywords relevantes para busca, mas isso nem sempre é possível ou necessário. O mais importante para os mecanismos de busca é que ela descreva o que está sendo apresentado, por exemplo:

Homem ao lado de uma pilha de caixas para entrega, remetendo ao processo de frete

Essa imagem do nosso post sobre como reduzir o custo do frete de ecommerces (olha eu aqui arranjando desculpa pra fazer link interno!) tem como alt text "homem ao lado de uma pilha de caixas para entrega, remetendo ao processo de frete."

Note que eu não citei a cor do fundo, das caixas, da roupa do cara nem nada do tipo, mas apenas o que é absolutamente necessário para um deficiente visual entender o contexto do post. Cabe seu bom senso em cada caso.

Note também que eu arranjei um jeito de encaixar "frete" no texto, mas eu admito que isso às vezes é trabalhoso demais e não tem grande potencial, então tente otimizá-las, mas parte para implementar as outras dicas caso essa esteja difícil.

Não esqueça da legenda da imagem!

Elas não são estritamente necessárias, mas não só ajudam a compreensão de certas imagens como também colaboram para a quantidade de palavras no post — o que é muito importante, como veremos mais abaixo.

A imagem abaixo mostra onde você pode encontrar esse campo de edição ao fazer um upload para o WordPress.

Galeria do WordPress mostrando onde colocar legendas numa imagem
Embora legendas sejam locais, as alt texts são globais! Edite-as na galeria e elas terão efeito no site inteiro.

Nomeie suas imagens com keywords

"DSC4329.jpg" não é um bom nome, meu amigo. Melhor seria "como-melhorar-seus-resultados-no-google-comparativo-otimizacao-de-imagens.jpg", o que descreve tanto o objetivo do post quanto da seção em que ela está inserida.

É importantíssimo que a imagem tenha keywords do artigo / seção e que tudo seja separado por hífens, que são entendidos como espaços pelo Google.

Use subtítulos H2 e H3

Embora sua página provavelmente trate de um único tema, é muito improvável que ela aborde somente um ponto de cima abaixo, por isso as < H2 > são indispensáveis para dividir suas abordagens e ajudar os motores de busca.

Se o seu H2 tiver vários pontos internos (tipo o nosso de otimização de imagens, onde falamos de alt texts, legendas, etc.), use também as H3 para deixar tudo bem objetivo, do jeitinho que o Google gosta.

Print desse próprio post mostrando a H2 "otimizar imagens por completo" e a H3 "utilizar alt texts"

A grande questão aqui é como você irá abordar os seus subtítulos: tem gente que irá escrever o que soar conveniente, enquanto outros acreditam que tem que ser regrado e com keywords muito objetivas.

Eu sou daqueles que acreditam mais em qualidade de leitura do que em keywords e detesto quando vejo um texto mecanicamente repetitivo, do tipo "Como melhorar SEO: diferencie títulos; Como melhorar SEO: otimize imagens; Como melhorar SEO: dê crédito."

Mas também não posso negar que muitas vezes são justamente esses os sites no primeiro lugar do Google, então vá com tudo caso isso não te incomode tanto quanto me incomoda.

A minha única sugestão, após anos como escritor, é não fazer isso em posts pequenos pois o nível de repetição resultará num texto esteticamente horrível e, assim como eu, centenas dos seus visitantes irão notar tudo.

Print do Word Counter mostrando que esse post já tem 1778 palavras até esse momento

Escreva artigos longos

Você passou por 1700 palavras até chegar aqui, mas por quê? Porque com menos que isso eu provavelmente não teria te ajudado em nada, e o Google sabe muito bem disso!

Isso não significa de maneira nenhuma que você não pode fazer posts menores, tampouco deve ficar enrolando até atingir um alto número de palavras, mas sim que é melhor escrever um pouquinho todo dia do que perder tempo lançando um monte de tweets em formato de post. (Aliás, esse artigo levou 1 mês para ser escrito.)

A minha dica é você pesquisar mais sobre o conteúdo da sua página e imaginar o que os seus leitores gostariam de saber, assim você vai encontrar várias pequenas lacunas (ou pontos de melhorias) no seu conteúdo que irão resultar em uma página com um potencial muito melhor de conversão!

Se você realmente não tiver muito o que falar, como no caso de algumas notícias pontuais, a dica é ter no mínimo 300 palavras. Se o seu tema for muito disputado, você dificilmente vai ter algum destaque com menos que isso.

Pessoa segurando uma lupa sobre o teclado de um laptop, revelando o logo da Infinite

Dicas Finais

  • Priorize as keywords mais importantes nas primeiras 100 palavras do artigo.
  • Use < strong > e < em > em vez de < b > e < i > quando quiser dar ênfase em alguma palavra que pode ser interessante para o Google.
  • Use palavras-chave de cauda longa ao longo do artigo.
  • Use keywords nos links, como dicas-simples-de-seo-para-melhorar-seu-posicionamento-no-google em vez de"/blog/2018/06/4gd234.html".
  • Coloque seu site em uma hospedagem premium como a Infinite pois o Google leva velocidade e estabilidade como quesitos de ranqueamento.
  • Pense mobile-first sempre pois o Google está favorecendo sites que carregam melhor em celulares.

E se depois disso tudo ainda te restar alguma dúvida, vai alí embaixo nos comentários que a gente te dá uma ajuda!

Por Romário Eichlig

Agilista, Product Designer, e escritor formado pela University of West Florida, UNESA, e I.E. Business School.
https://www.linkedin.com/in/eichligromario/