Categorias
Segurança

Acidentes em Data Centers – Quais os riscos para seu site?

Hoje contamos com a maravilha da hospedagem em nuvem, que permite que cada site esteja “distribuído” em várias máquinas. A princípio, isso poderia nos levar a pensar que os dados estão sempre seguros, mesmo quando há sérios danos à estrutura física. Mas não é bem assim que funciona…

Todo site que acessamos está fisicamente em algum lugar. Mesmo a nuvem, que parece algo tão distante, não passa de um conglomerado de computadores (ou servidores) distribuídos em data centers ao redor do mundo.

Mesmo quem nunca havia pensado a respeito, pode ter se perguntado recentemente o que acontece com os sites em casos de acidentes em data centers, devido a alguns acontecimentos recentes que viraram notícia.

Incêndio e ameaça de explosão

Incêndio Data Center OVH França 2021
Imagem: Twitter

No dia 10/03/2021, um incêndio destruiu um data center de cinco andares e 500 metros quadrados da OVH, um dos maiores provedores de computação em nuvem da França.

Já em abril, no dia 09/04/2021, um homem foi preso por projetar atacar com explosivos um data center da Amazon Web Services em Ashburn, no estado americano da Virgínia, uma ação que ele acreditava ser capaz de derrubar 70% da Internet.

Surgem então alguns questionamentos com relação às proporções de prejuízos que esses danos físicos poderiam causar aos sites hospedados nesses locais. Quais medidas de segurança precisam ser tomadas para evitar perdas? A sua hospedagem atual toma essas medidas?

Sistemas de segurança física

Embora grandes data centers contem com sistemas de segurança e proteção de equipamentos, existem sempre os riscos de desastres naturais e de ataques como o que havia sido planejado na Virgínia.

É correto dizer que na hospedagem em nuvem vários servidores virtuais são interligados em diversos computadores. Com isso, mesmo que um servidor falhe, outro entra em ação para manter tudo funcionando com seu site. Tem-se acesso a recursos de uma nuvem composta por diversos computadores interligados.

Ainda assim, os dados do seu site estão armazenados fisicamente no data center. Mesmo que estejam distribuídos entre várias máquinas, essas também estão localizadas na mesma zona de disponibilidade de um data center, e por isso os dados podem sim ser perdidos.

Não é possível garantir que nunca acontecerá nada aos seus dados armazenados, mas é possível ter cópias deles, e isso é o que pode salvar a sua pele. Muitos provedores costumam oferecer backups gratuitos junto aos seus planos de hospedagem, mas muitas vezes esse backup é somente local, ou seja, dentro do mesmo servidor ou data center. Em caso de problemas físicos com o data center, essas cópias de segurança seriam destruídas ou danificadas junto com os seus dados originais.

Um exemplo de perda de dados é o caso da Facepunch, produtora do jogo de sobrevivência Rust, que teve 25 servidores destruídos pelo incêndio na França, e com isso sofreu a perda dos dados salvos de milhares de jogadores.

Mas fique calmo! Existem medidas preventivas que podem garantir a segurança de seus dados.

Medidas de prevenção e segurança lógica

Para se certificar de que seus dados estão seguros, solicite à hospedagem que utiliza informações sobre onde são armazenados os backups e se há alguma redundância, ou seja, se há uma segunda alternativa em caso de falhas com a primeira.

Existem também serviços de backup extra como o Sucuri Backups e o CodeGuard, que fazem backups dos seus sites remotamente e mantém sempre uma cópia em caso de emergência. Os arquivos do site e banco de dados podem ser copiados com uma frequência pré-definida, e restaurados facilmente caso seja necessário.

Aqui na Infinite não é preciso contratar nenhum serviço extra, pois já temos um sistema de backup que garante a segurança dos dados dos nossos clientes. Com uma rotina dupla de backups externa ao data center, nossa plataforma faz os backups todos os dias – de forma 100% automática, com retenção de 15 dias e sem nenhum custo adicional por isso!

Em casos de acidentes, falhas técnicas ou humanas, desastres naturais… A perda dos seus dados pode ser evitada se houverem backups, e por isso eles são tão importantes. Esteja sempre atento a esse aspecto e garanta assim a segurança dos seus preciosos dados 😉

Por Carolina Hostert

Customer Service

Na constante busca pela evolução de estratégias e comportamentos aqui no vasto Universo Digital.