A hospedagem em nuvem veio para revolucionar. Isso porque permite que cada site esteja “distribuído” em várias máquinas. A princípio, isso pode nos levar a pensar que os dados estão sempre seguros, mesmo quando há sérios danos à estrutura física. Mas não é bem assim que funciona… Por esta razão, hoje descobriremos quais os riscos quanto aos acidentes em data centers.
Todo site que acessamos está fisicamente em algum lugar, certo? Mesmo a nuvem, que parece algo tão distante, não passa de um conglomerado de computadores (ou servidores) distribuídos em data centers ao redor do mundo. Ou seja, ela é um conjunto.
Mesmo quem nunca havia pensado a respeito, pode, em algum momento, ter se perguntado o que acontece com os sites em casos de acidentes em data centers. Afinal, infelizmente, observamos vários acontecimentos nesse sentido nas notíciais recentes.
Incêndio e ameaça de explosão
Imagem: Twitter[/caption]
No dia 10/03/2021, a OVH, um dos maiores data centers da França, sofreu um incêndio que destruiu cinco andares e cerca de 500 metros quadrados.
Já em abril, no dia 09/04/2021, houve um caso de tentativa de explosão, na qual um homem tentou atacar um data center da Amazon em Ashburn, no estado da Vírgina, nos EUA. O culpado compartilhou a expectativa de tentar derrubar cerca de 70%, o que não se pode confirmar se seria possível.
Surgem, então, alguns questionamentos em relação às proporções de prejuízos que esses danos físicos poderiam causar nos sites hospedados nesses locais. Quais medidas de segurança precisam ser tomadas para evitar perdas? Será que a sua hospedagem atual toma essas medidas?
Sistemas de segurança física
Embora grandes data centers contem com sistemas de segurança e proteção de equipamentos, existem sempre os riscos de desastres naturais e de ataques como o que havia sido planejado na Virgínia.
É correto dizer que na hospedagem em nuvem vários servidores virtuais são interligados em diversos computadores. Com isso, mesmo que um servidor falhe, outro entra em ação para manter tudo funcionando com seu site. Tem-se acesso a recursos de uma nuvem composta por diversos computadores interligados.
Ainda assim, os dados do seu site estão armazenados fisicamente no data center. Mesmo que estejam distribuídos entre várias máquinas, essas também estão localizadas na mesma zona de disponibilidade de um data center, e por isso os dados podem sim ser perdidos.
Não é possível garantir que nunca acontecerá nada aos seus dados armazenados, mas é possível ter cópias deles, e isso é o que pode salvar a sua pele. Muitos provedores costumam oferecer backups gratuitos junto aos seus planos de hospedagem, mas muitas vezes esse backup é somente local, ou seja, dentro do mesmo servidor ou data center. Em caso de problemas físicos com o data center, essas cópias de segurança seriam destruídas ou danificadas junto com os seus dados originais.
Um exemplo de perda de dados é o caso da Facepunch, produtora do jogo de sobrevivência Rust, que teve 25 servidores destruídos pelo incêndio na França e, com isso, sofreu a perda dos dados salvos de milhares de jogadores.
Mas fique calmo! Existem medidas preventivas que podem garantir a segurança de seus dados.
Medidas de prevenção e segurança lógica
Para se certificar de que seus dados estão seguros, solicite à hospedagem que utiliza informações sobre onde são armazenados os backups e se há alguma redundância, ou seja, se há uma segunda alternativa em caso de falhas com a primeira.
Existem também serviços de backup extra como o Sucuri Backups e o CodeGuard, que fazem backups dos seus sites remotamente e mantém sempre uma cópia em caso de emergência. Os arquivos do site e banco de dados podem ser copiados com uma frequência pré-definida, e restaurados facilmente caso seja necessário.
Aqui na Infinite não é preciso contratar nenhum serviço extra, pois já temos um sistema de backup que garante a segurança dos dados dos nossos clientes. Com uma rotina dupla de backups externa ao data center, nossa plataforma faz os backups todos os dias – de forma 100% automática, com retenção de 15 dias e sem nenhum custo adicional por isso!
Em casos de acidentes, falhas técnicas ou humanas, desastres naturais… A perda dos seus dados pode ser evitada se houverem backups, e por isso eles são tão importantes. Esteja sempre atento a esse aspecto e garanta assim a segurança dos seus preciosos dados 😉