Categorias
E-mails

O segredo por trás do combo de host com e-mails ilimitados

Você já se questionou acerca do lado sombrio do combo de host com e-mails ilimitados? Será que é, realmente, um combo irresístivel?

Pois é! Na vida ou nos negócios, todo mundo vai à procura do combo perfeito. Todavia, como em todos os fast foods do mundo, nem sempre a combinação do máximo de coisas possíveis é o melhor negócio.

Pensando se escolher um host com e-mails ilimitados compensa.

No ramo das hospedagens, é importante saber que a oferta “irresistível” de e-mails com armazenamento ilimitado, muitas vezes, oferece mais dores de cabeça do que benefícios.

Isso porque a logística por trás do plus pode prejudicar tanto o seu site quanto o seu fluxo de e-mails em si. Falaremos disso daqui a pouco!

Tipos de Hospedagem

Para começar, nós já compartilhamos aqui no blog as diferenças entre os tipos de hosts, mas, caso você tenha deixado o trem passar e perdido esta informação super importante, eu resumirei rapidamente.

Certamente, as hospedagens mais baratas do mercado são as mais baratas por um motivo: qualidade tem preço.

Então, você não pode esperar o melhor estando disposto a pagar o menos possível.

Em grande parte delas, a hospedagem é compartilhada, o que significa que o seu site competirá recursos com todos os outros hospedados no mesmo.

Sem contar que muitas dessas sequer hospedam em nuvem e ficam dependentes de um único servidor, que pode ter problema a qualquer momento.

Já o recurso de hospedar em nuvem utiliza uma rede de várias máquinas físicas, o que torna o seu site menos vulnerável à quedas.

Antes de você se perguntar qual o problema, já te conto que não são dezenas ou centenas… são milhares de sites para nos quais todos os recursos contratados se dividem.

Então, se você é corajoso e defende este tipo de hospedagem para o site que garante o seu ganha pão, eu sinto te informar: seu site AINDA não caiu. Mas, provavelmente, ele vai.

Já na hospedagem dedicada em nuvem, seu site terá uma nuvem inteira voltada pra ele, que pode utilizar mais recursos e também estará livre dos problemas decorrentes da competição por recursos. Ela é nossa indicação para clientes com grandes demandas!

Isso, basicamente, faz com que os recursos sejam direcionados apenas para o seu site, sem que haja competição com os demais.

Assim, o que você contratou será entregue sem a interferência de qualquer outro site.

Outro aspecto super importante é que, com a separação, os arquivos dos sites não se comunicam, o que contribui demasiadamente para a segurança.

Pontuando essas três classes, você deve estar se perguntando o que isso tudo tem a ver com os e-mails, né?

Hospedagem conjunta de e-mail e site é um combo perfeito?

Pois bem… normalmente, as hospedagens que oferecem o “combo perfeito”, além de serem compartilhadas, armazenam os e-mails nos mesmos servidores que os sites.

Ou seja, além do seu site competir recursos com os demais sites, ele também competirá com todo o armazenamento e com o tráfego de e-mails. Imagine a confusão!

Competição por recursos entre host e e-mails ilimitados

Se o servidor for compartilhado entre os dois e não ocorrer um monitoramento a fim de controlar o espaço em disco, o e-mail pode ocupar a maior parte, fazendo com que ambos os serviços parem.

A segurança também é um ponto a ser considerado. Infelizmente, não é muito incomum observarmos invasões a diversos sites. Pense, então, que estes sites estejam no ar juntamente com seus e-mails…

Na invasão, além de ter todo o controle do seu site, o responsável também terá, em mãos, todo o conteúdo dos seus e-mails.

Não podemos nos esquecer que, quando hospedamos e-mails e sites no mesmo servidor, pecamos com a estabilidade.

Caso ocorra algum problema com o servidor onde seu site está hospedado, os e-mails também sofrerão. Logo, você ficará sem os dois.

Hospedar os e-mails em servidores exclusivos para este fim, além de garantir um bom funcionamento, também é uma atitude importante para a sua proteção.

Cuidado com as ofertas de host com e-mails ilimitados que não são transparentes acerca dos servidores.

Não para por aí

A troca de mensagens via e-mail só é possível graças a um provedor. Você, com certeza, já utilizou alguns dos mais famosos como o Gmail, Outlook, Yahoo e outros.

Essas empresas possuem centenas de endereços IP próprios e que são adicionados à lista de permissão de softwares anti-spam do mercado por padrão.

Logo, elas possuem uma taxa de entrega muito próxima a 99,9% e, por serem grandes provedores, conseguem ter um custo de armazenamento baixíssimo se comparado conosco.

Na Infinite, utilizamos nuvens específicas para e-mails, dividimos os clientes em várias nuvens diferentes, monitoramos bem próximo qualquer atividade similar a spam e permitimos somente uma quantia suficiente de envios e armazenamento para atender 99% das demandas de nossos clientes.

Host com e-mails ilimitados ocasionando SPAM

Isso para garantir que os e-mails nunca caiam em caixas de spam e não ocorra nenhum abuso dos servidores.

Por todo este trabalho e pelos custos operacionais, fica inviável oferecer o armazenamento infinito.

Todavia, em outras hospedagens do mercado, a promessa do armazenamento sem fim é mascarada pelo compartilhamento de servidores entre sites e e-mails, gerando todos os problemas que citamos.

Escolher um bom provedor, à vista disso, também é fundamental para que, dentre outras coisas, o seu e-mail não seja classificado como SPAM.

SPAM, então, nada mais é do que a prática de enviar e-mails indesejados e, por isso, os provedores colocam um freio para evitar a chegada destes até o usuário.

Vários tipos de disparos de e-mail são considerados spam. Por exemplo, se um site ou conta de e-mail é invadido e começa a enviar mensagens indesejadas à várias pessoas.

Outro exemplo é em disparo de e-mail marketing para público que nunca consentiu em receber essas mensagens também pode ser considerados spam.

Por isso, escolher um bom provedor de e-mails, independente do objetivo, é essencial. Se você ainda não conhece os tipos de e-mail, nós podemos te ajudar através de outro artigo.

Pense que algum site hospedado no mesmo servidor que o seu site é invadido. Provavelmente, o site invadido disparará SPAM e prejudicará a reputação do endereço de IP do seu servidor.

Por consequência, a taxa de entrega de e-mails será gravemente afetada nessa situação. Acredite: isso é muito comum!

Mais uma vez, o combo host com e-mails ilimitados, considerado perfeito, pode não ser perfeito. Não basta oferecer qualquer provedor… ele precisa ser bom!

Aqui, na Infinite, nós oferecemos gratuitamente aos nossos clientes a plataforma Zimbra para envio e gestão de e-mails.

Essa plataforma é utilizada pelas universidades federais do país, pelas forças armadas e por outras grandes instituições. A indicação dos usuários já indicam a qualidade, não é mesmo?

Hospedagem não é coração de mãe

Diferentemente do coração da nossa mãe, que sempre cabe mais um, na hospedagem, quanto maior a quantidade de sites e e-mails em um só lugar, mais sobrecarregado fica o servidor.

Host com e-mails ilimitados excedendo a capacidade do servidor.

Com os recursos computacionais sendo divididos entre tudo e todos, o preço, obviamente, é menor. Afinal, recurso computacional é dinheiro!

Já falamos acima sobre o quão prejudicial é colocar muitos e-mails no mesmo servidor e sobre o perigo de hospedá-los juntamente aos sites. Logo, você sabe que o combo hospedagem+e-mails ilimitados, na prática, sairá mais caro.

Nós sabemos que o combo host com e-mails ilimitados é sempre mais atraente, sobretudo considerando uma situação em que tanto e-mail quanto site são essenciais.

Mas, não se esqueça: as coisas precisam funcionar! Não adianta ter dois serviços ruins.

Diversificar pode ser o melhor combo!

Diariamente, nós somos induzidos a acreditar que um combo é sempre o melhor custo-benefício.

Contudo, de nada adianta pedir a combinação mais barata se os itens não matam a sua fome, correto? Eventualmente, você acabará precisando de mais coisas para atingir o resultado que almeja.

Diante disso, nosso conselho é sempre optar por hospedar seus e-mails separadamente do seu site e usar um bom provedor.

Caso você utilize com muita frequência e necessite de uma grande quantidade de disparos, contratar um provedor bastante conhecido como Outlook, Zoho ou o Google Workspace (antigo G Suíte) garantirá uma quantidade suficiente de armazenamento e maiores métricas de entrega e abertura dos e-mails.

Há também outras plataformas direcionadas a cada tipo de e-mail, como o Mautic para os e-mails marketing, por exemplo.

Aqui, nós tentamos te fazer questionar todos os aspectos citados neste tópico.

Ainda assim, temos outros fatores relevantes como os data centers nos quais os servidores se encontram… mas isso é papo pra outro artigo, né?

Só para lembrá-los, a Infinite trabalha com os melhores do mercado… mas vocês já sabem, né?

Então, analise bem antes de escolher uma hospedagem barata que te atrai pelo host com e-mails ilimitados.

No fim, é importante você ter todos os serviços que precisa em um preço acessível, de forma a garantir que você não terá dores de cabeça e nem será enganado.

Por Monique Soares

Apaixonada pelas palavras e pela capacidade de impactar a vida das pessoas por meio delas. Pessoa comum, mãe de gatos, leitora compulsiva e uma eterna curiosa a respeito de qualquer coisa que revolucione, ainda que minimamente, a realidade de alguém.