Categorias
Desempenho Recursos Segurança

Hospedar mais de um site em um só plano? Não faça isso!

Não é a primeira vez - e nem será a última - que você verá por aqui um alerta quanto aos combos irresistíveis. Nesta ocasião, conversaremos um pouco sobre o grande risco de se hospedar mais de um site em um só plano de hospedagem.

É claro que a gente sempre entende o lado do empreendedor, sobretudo em tempos tão difíceis como esses. Mas se você, leitor, tem a internet como sua principal fonte de renda, economizar com hospedagem é uma furada!

É fácil criar uma pulguinha atrás da orelha quando o assunto é “infinitos” serviços pelo preço de um. Isso porque sempre há as entrelinhas que ninguém lê e, muitas vezes, são elas as responsáveis pelo prejuízo moral e financeiro que esta economia pode causar.

Por isso, nós sempre falamos (e inclusive temos um artigo especificamente sobre o assunto) sobre as hospedagens compartilhadas: nem todo empreendedor é obrigado a entender tudo sobre tecnologia. Não queremos que ninguém seja enganado!

Dessa forma, existem várias razões para não arriscar e, aqui, discorreremos sobre três delas.

Hospedagem Compartilhada

Risco de Infecção Cruzada

Para começar, a primeira razão para não hospedar mais de um site em um só plano é relacionada à segurança.

As hospedagens dedicadas ou semi-dedicadas separam as aplicações por um motivo bem lógico: isolando-as, o problema de uma não passará para a outra.

Imagine em uma hospedagem compartilhada. Se um site é invadido, todos os outros também serão, pois eles compartilham o mesmo diretório de arquivos.

Seria simples resumir a questões pontuais, porém, se você considerar uma invasão hacker, os prejuízos ultrapassam o débito técnico. Hoje, com a LGPD, sua empresa pode ser multada em até R$50.000.000,00 dependendo do contexto do vazamento de dados.

Nessa conjuntura, pagar um valor desproporcional ao serviço entregue parece uma boa até você ter a primeira tribulação. Isso sem contar o nível de estresse que terá que suportar, uma vez que qualquer vulnerabilidade, por menor que seja, pode ser a responsável pela contaminação de todos os seus sites.

Você monitorará cada aspecto a todo o tempo. Assim sendo, eu te pergunto: quanto custa a sua paz?

Agora, quanto à recuperação após o desastre, será necessário realizar backup de cada um dos sites - se eles tiverem - e, um a um, atualizar até que não haja nenhuma brecha para os malwares.

Além disso, eu tenho certeza que, com o tamanho do susto, você certamente procurará alternativas que minimizem a probabilidade do acontecimento se repetir.

Quando analisar a contratação de um WAF profissional para o seu site de forma isolada, aposto que ficará surpreso com os valores. Esse serviço tão essencial não é baratinho como você pensa.

E eu até poderia aconselhar a contratação de alguma outra hospedagem premium do mercado, mas a verdade é que a Infinite é a única a oferecê-lo gratuitamente em todos os planos.

Logo, tenha em mente: você não precisa ser vítima para saber que algo não é bom. Tenha um WAF p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l.

Carro de palhaço

Competição por Recursos

Por conseguinte, a segunda razão para não hospedar mais de um site em um só plano é lógica e prática.

Lugar que alimenta quatro só alimenta seis na casa dos nossos familiares. Quando o assunto é hospedagem, aglomerar aplicações em um único lugar só fará com que uma delas “passe fome”.

Se o seu plano possui determinada capacidade computacional (vCPU/GB RAM) e você aloca os recursos para muitos sites, uma hora ou outra algum deles será prejudicado.

Mesmo que você tenha um site principal e outro não lucrativo, quem te garante que o menor não precisará captar mais recursos deixando o principal, rentável, carente?

Este tipo de risco você corre o tempo todo ao contratar um único plano para todos os seus sites. Além disso, se um site tiver um tráfego maior, ele pode fazer com que todos os outros também caiam.

Não se deve colocar todos os ovos em uma só cesta

Por fim, a gente precisa mencionar as possibilidades que vão além do óbvio. É costumeiro entre as melhores hospedagens alocar sites do mesmo cliente em nuvens diferentes.

De forma comum, trabalhamos com a esperança de que nada de ruim aconteça e nos precavendo de todas as formas para agir caso algo saia dos trilhos. Todavia, o que aconteceria com todos os seus sites caso haja algum problema com a nuvem onde estão hospedados?

Este exemplo é considerando uma nuvem como uma junção de vários servidores virtuais. Agora, considere uma hospedagem compartilhada em um único servidor físico… se algo acontece com ele, todo o seu trabalho vai por água abaixo.

Afinal, não é só um ponto atual de segurança, mas, também, contar com a pior hipótese em um futuro.

Outra coisa: nenhuma hospedagem que permite este tipo de compartilhamento terá todos os recursos que o seu site precisa.

Logo, contratá-los de forma isolada sairia muito mais caro do que escolher um host premium. Você consegue ter uma ideia dos valores na página da Infinite.

É isso: três motivos lógicos (mas não únicos) para proteger a sua aplicação de mais uma oferta “irresistível” que te oferece tudo, menos o que você, de fato, precisa.

Porventura, se você ainda tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários que a gente te explica direitinho!

Por Monique Soares

Apaixonada pelas palavras e pela capacidade de impactar a vida das pessoas por meio delas. Pessoa comum, mãe de gatos, leitora compulsiva e uma eterna curiosa a respeito de qualquer coisa que revolucione, ainda que minimamente, a realidade de alguém.