Se já é uma experiência chata para todos, enquanto usuários, tentar acessar algum site e não conseguir, imagine o quanto esta situação pode ser inconveniente para as pessoas que estão por trás dele. Os tipos de erro 500 são uns dos responsáveis por isso e este é o assunto do artigo de hoje.
Não podemos nos esquecer que a dificuldade para acessar um site é, inclusive, um dos motivos pelos quais o público abandona a navegação no meio do caminho. Para evitar isso, deixaremos aqui algumas alternativas. Vamos lá?
Erro 500
O erro 500 é um dos mais encontrados quando se navega pela web. Apesar de ser comumente identificado em páginas criadas com o WordPress, ele não é exclusivo deste sistema de gestão de conteúdo.
São vários os motivos que o constitui, dentre eles algum erro de comunicação com o sistema de arquivos ou algum problema no servidor. Independente da razão, este erro faz com que o site fique fora do ar.
Na maioria das vezes, ele aparece em forma de tela branca, indicando algum problema no carregamento, e só é possível ser detectado depois de tentativas constantes de acesso.
Abaixo, seguem algumas maneiras de resolvê-lo caso você esteja utilizando o WordPress:
1- Desabilite e habilite todos os plugins
É possível desabilitar os plugins no próprio painel do WordPress. Dessa forma, desabilite um por um e confira se o site voltou ao ar. Com isso, fica fácil identificar qual o plugin problemático.
Após identificar o causador do problema e removê-lo, tente reinstalá-lo. Se o erro persistir, é indicado estudar alguma substituição que seja viável em relação à função que o plugin exerce.
Caso você não esteja conseguindo acessar o painel de administração do WordPress por conta do erro 500, basta acessar o Gerenciador de Arquivos de sua hospedagem ou o FTP/SFTP e renomear a pasta de cada um dos plugins, um por vez. Esse diretório de plugins se encontra geralmente no caminho “public_html/wp-content/plugins”.
2- Alterar o tema do seu site WordPress
É corriqueiro que um site saia do ar após um novo tema ser adicionado. Neste caso, não há motivo para pânico: instale um novo tema, o que resolverá a questão, se este for, de fato, o causador.
Assim como no caso dos plugins, caso você não consiga acesso ao painel de administração do WordPress, basta acessar o diretório “public_html/wp-content/themes” e renomear a pasta do tema para que ele seja desativado.
3- Altere a versão do PHP utilizada no seu site
Alguns plugins e temas necessitam de determinada versão do PHP para funcionar. Por isso, é sempre válido testar outras versões caso o seu site tenha saído do ar.
Alterar a versão do PHP dependerá largamente de qual painel de controle a sua hospedagem possui. Dessa forma, tente buscar pela opção “PHP” dentro do painel.
Lembre-se, também, de guardar qual era a versão original que o seu site executava antes de alterar para uma nova versão, pois pode ser que você queira retornar com as configurações anteriores após fazer os devidos testes.
4- Restaure o backup da última versão funcional do seu site
Como o erro 500, geralmente, é causado por novas adições ao site, restaurar um backup pode te poupar de ter que descobrir qual das adições causou a indisponibilidade.
Este procedimento pode ser realizado manualmente ou com a ajuda de algum software e, assim como alterar a versão do PHP, dependerá de qual painel de controle sua hospedagem possui.
Comumente, basta buscar pela opção "Backups" e, em teoria, a interface é bastante intuitiva. Caso a sua hospedagem não te ofereça backups gratuitamente, considere contratar ferramentas como VaultPress, Sucuri Backups etc. Assim, você sempre terá backups em mãos quando preciso.
5- Contate a sua hospedagem
Em alguns casos, pode ser muito difícil encontrar a causa do erro 500, mas aí é que o valor de uma boa hospedagem é reafirmado. Uma equipe de suporte qualificada é capaz de verificar os logs de seu site e resolver o problema de forma ágil.
Se o serviço que contratou se recusar a auxiliar nessas situações, considere migrar para uma hospedagem que ofereça suporte gerenciado, como a Infinite. 😊
Erro 502
Erros 502 são erros de Bad Gateway, ou seja, originam de um problema que ocorreu durante alguma das etapas de processamento, seja em um balanceador de carga, proxy, CDN ou mesmo entre os softwares do servidor web.
Esta falha pode ocorrer por diversas razões, desde ataque DDoS aos acessos simultâneos exacerbados em seu site. Este problema também pode ocorrer devido às condições físicas do seu servidor, que pode estar apresentando superaquecimento, falha em disco, problemas de rede, entre outros.
Como os demais erros da categoria, ele é solucionável sem tanta complexidade. Veja algumas sugestões para resolver o erro 502:
1- Contacte sua hospedagem
Erros 502 geralmente são causados por falta de recurso no servidor, seja devido à tráfego, ataque ou problemas físicos. Portanto, a primeira coisa a se fazer é reportar o problema a sua hospedagem pois o time de suporte da hospedagem (em teoria) deve ser capaz de lhe dizer rapidamente a origem do problema.
2- Verifique os logs de acesso
Se você possui uma ferramenta de análise de tráfego, como Awstats, Google Analytics etc, verifique se houve um pico de acesso ao seu site. Nestes casos, você deverá solicitar um upgrade de plano para que seu servidor consiga suportar a alta demanda de acessos.
3- Verifique os seus plugins e temas
Similarmente ao 500, o erro 502 também pode ser causado por mau funcionamento dos plugins e temas do seu CMS, como o WordPress. Apesar de não ser muito comum, pode vir a acontecer cna possibilidade de você ter instalado, recentemente, alguma extensão em seu site.
4- Instale um APM
Se as análises acima te apontarem um consumo exagerado em seu servidor, mesmo sem muito tráfego, é preciso investigar a fundo o problema.
Caso o seu plano de hospedagem ou servidor permita a instalação de extensões e softwares personalizadas, geralmente limitados à planos dedicados, solicite a instalação de um APM. APM é um software de análise de aplicação, tais como NewRelic (gratuito), Datadog, Elastic APM etc.
O APM não resolverá o erro 502 (ou 503), mas direcionará qual extensão do seu site, seja plugin ou tema, está causando o alto consumo do seu servidor (se o problema for este).
Alguns plugins e temas são famosos por serem muito “pesados”, fazendo com que apenas 10 visitantes seja o suficiente para esgotar todos os recursos computacionais de seu plano.
Assim, você saberá qual extensão deverá substituir devido à baixa eficiência, o que, carinhosamente, chamamos de plugin/tema “caminhão” aqui na Infinite.
Erro 503
O erro 503 significa que o serviço está indisponível. Ele pode ocorrer por algumas razões, como o aumento repentino nos acessos ou até mesmo manutenção no servidor.
É bem parecido com o erro 502 e, apesar de frustrante, este erro costuma ser temporário. Diante disso, pode sumir de forma natural, embora haja algumas alternativas para acelerar o processo:
1- Confira se uma manutenção está sendo realizada
Como o erro 503, muitas vezes, ocorre por problemas externos, é importante conferir com o suporte de sua hospedagem o tempo para resolução. Assim, você pode decidir se a melhor opção é revertê-lo ou esperar até que se resolva espontaneamente.
2- Reinicie o seu servidor
Como as causas do erro 503 são variadas, em alguns casos, reiniciar o seu servidor pode revertê-lo. Isso considerando que o problema pode ser originado por apenas um mau funcionamento.
3- Repita os passos indicados para o erro 502
Como ambos os erros têm causas parecidas, os procedimentos indicados para solucionar o erro 502 também se aplicam para erros 503.
Erro 504
O erro 504 é bastante conhecido como time out e é causado por falhas no processamento de requisições em seu servidor, vindo a exceder o tempo limite definido para resposta.
É comum que ele apareça enquanto você realiza operações que consomem muitos recursos, como exportação e importação de dados, por exemplo.
Observe abaixo como você pode solucioná-lo:
1- Verifique o consumo de recursos do servidor
Um servidor sobrecarregado sempre causa problemas. Portanto, caso o seu servidor esteja consumindo muitos recursos, é corriqueiro que o tempo de resposta seja alto. Ao ajustar o consumo dos recursos, o problema pode ser resolvido.
2- Averigue onde acontece o erro
Um indicativo da extensão do erro é o local onde ele está. Então, averigue se ele ocorre em todo o site ou em uma página específica.
Caso surja em apenas uma página, será um indicativo de que ela tem muitos dados a serem processados. À vista disso, uma forma de resolver seria, objetivamente, reduzir a quantidade de informação atrelada a ela.
3- Observe a rede do data center
Um problema na rede do seu servidor afeta diretamente o seu site, uma vez que impede a comunicação entre os servidores. Nessa situação, entre em contato com a sua hospedagem para que o suporte tome as devidas providências.
Outros Erros 500
Além dos erros mencionados, também é possível encontrar os seguintes erros 500:
- 507 Insufficient Storage
- 509 Bandwidth Limit Exceeded
- 521 Web Server Is Down
- 522 Connection Timed Out
- 523 Origin is Unreachable
- 525 SSL Handshake Failed
- 599 Network Connect Timeout Error
Em todas essas situações, você deve contatar o seu provedor de hospedagem porque são erros sempre relacionados à limitações ou problemas do lado do servidor.
Você não está sozinho
Por mais triviais que sejam estes erros, a equipe da Infinite está aqui para te ajudar. 💜
Assim sendo, sempre quando se deparar com um erro assim em seu site, contate-nos para que possamos analisar.
É claro que nem todos os erros são facilmente evitáveis. No entanto, dá pra perceber o quanto ter um bom servidor pode evitar problemas!
Se restou alguma dúvida ou sugestão, é só dizer! É um prazer poder contribuir com algo!