Categorias
Aplicações Avisos E-mails Recursos Segurança WordPress

O que fazer após ter o e-mail ou o site hackeado?

No mundo digital em que vivemos, a segurança de nossas informações pessoais é de extrema importância, visto que incidentes de violação de dados ocorrem com mais frequência do que gostaríamos.

Assim, para ajudarmos você a proteger as suas informações, hoje daremos nove dicas de segurança a fim de direcionar o que fazer após ter o e-mail ou site hackeado.

Para começar, um exemplo notório de invasão é o caso envolvendo a Uber, em que hackers conseguiram acesso ao repositório de código-fonte privado da empresa através de credenciais roubadas.

Esse incidente resultou no vazamento de informações de 57 milhões de usuários, além de 600.000 números de carteiras de motoristas. Desesperador, não é mesmo?

Diante de uma situação como esta, é natural se sentir preocupado e incerto acerca do que fazer para proteger sua privacidade. Nesse sentido, agir rapidamente e adotar medidas de segurança adequadas são fundamentais. Por esta razão, preparamos este guia essencial para te ajudar a lidar com a situação caso as suas informações sejam comprometidas.

e-mail-site-hackeado

09 passos que você pode seguir se o seu site ou o seu e-mail for hackeado

1 Altere as suas senhas e retire o acesso de todos os dispositivos

A primeira coisa que você deve fazer é alterar todas as senhas associadas à sua conta, incluindo a senha do site ou e-mail comprometido e quaisquer outras contas que possam ter sido suportadas.

Use senhas fortes e únicas para cada conta e evite reutilizar senhas antigas. Também, retire o acesso de todos os dispositivos, para que se conectem, apenas, com a nova senha.

2 Verifique suas configurações de segurança

Verifique se as configurações estão atualizadas e em conformidade com as melhores práticas de segurança. Isso pode incluir a ativação da autenticação de dois fatores (2FA), a configuração de alertas de segurança e revisão de permissões de aplicativos e contas de terceiros.

3 Analise seu site ou e-mail em busca de malware

Se o seu site ou o seu e-mail forem hackeados, é possível que tenham sido infectados por malwares ou códigos maliciosos. Portanto, utilize uma ferramenta de análise de malware para detectar e remover qualquer código malicioso de seu site ou e-mail.

Ferramentas como o Sucuri Malware Removal ou VirusDie podem ser aliados poderosos nessa tarefa, visto que muitas soluções gratuitas para tal finalidade não demonstram bons resultados de acordo com nossa experiência.

e-mail-site-hackeado

4 Informe os usuários e clientes afetados

Se o seu site ou e-mail armazenam informações pessoais de usuários ou clientes, é importante notificá-los sobre o incidente de segurança. Dessa maneira, forneça informações claras sobre o que aconteceu e quais medidas estão sendo tomadas para proteger seus dados.

5 Monitore a atividade da sua conta

Monitore regularmente a atividade da sua conta para detectar quaisquer atividades suspeitas ou não autorizadas.Você pode fazê-lo através do uso de ferramentas de monitoramento de segurança ou, simplesmente, da revisão regular do histórico de login e atividade da sua conta.

6 Implemente medidas adicionais de segurança

Dependendo do tipo e gravidade da violação, pode ser necessário implementar medidas adicionais de segurança para proteger suas informações. Talvez, seja necessário atualizar as políticas e procedimentos de segurança de sua empresa.

7 Backups de dados

Sempre faça backup de seus dados, incluindo o conteúdo do seu site e seus e-mails. Isso garantirá que você tenha uma cópia segura de seus dados caso cause um incidente de segurança no futuro.

e-mail-site-hackeado

8 Aprenda com o incidente de segurança

Use o incidente de segurança como uma oportunidade para aprender e melhorar as suas práticas de segurança. Avalie o que funcionou e o que não funcionou durante o incidente e faça as alterações necessárias em seus processos e políticas de segurança.

Na Infinite, segurança é uma questão de cultura, mas, como empresa, você sabe como se precaver? Clique aqui para conferir as dicas do nosso CTO.

9 Mantenha-se atualizado

Por fim, é fundamental que você se mantenha atualizado sobre as melhores práticas de segurança para se proteger. Então, fique atento às tendências e ameaças de segurança cibernética, participe de fóruns e comunidades online, leia artigos e os comunicados de segurança das principais empresas e organizações especializadas em segurança cibernética.

Medidas adicionais para fortalecer a segurança

Atualize regularmente os softwares e plugins

Não menos importante, mantenha os seus sistemas operacionais, plataformas de gerenciamento de conteúdo (CMS) e plugins sempre atualizados.

As atualizações, geralmente, corrigem vulnerabilidades conhecidas e melhoram a segurança do seu site. Certifique-se, também, de fazer backups antes de atualizar, para evitar possíveis problemas durante o processo.

Além disso, considere implementar um Web Application Firewall (WAF) profissional como uma medida adicional para fortalecer a segurança do seu site. Um WAF atua como uma camada de proteção entre os usuários e o servidor, filtrando e bloqueando atividades maliciosas, como ataques de injeção de código e ataques de negação de serviço.

e-mail-site-hackeado

Com recursos de monitoramento em tempo real e configurações personalizadas, um WAF profissional oferece uma defesa avançada contra ameaças cibernéticas, reduzindo o risco de invasões e comprometimento de dados.

Ao adotar essas práticas de atualização e implementação de um WAF, você fortalecerá a segurança do seu site e protegerá seus dados e usuários.

Se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre o WAF, clique aqui para conferir um artigo no qual abordamos sobre ele de forma específica.

Hey, se você é cliente Infinite, já tem à disposição um dos melhores WAFs do mercado de forma gratuita. Se desejar, é só pedir ao suporte para ativá-lo, caso ainda não esteja utilizando.

E, caso você ainda não seja um de nossos clientes, confira os nossos planos e garanta a segurança do seu site.

Utilize firewalls e sistemas de detecção de intrusões (IDS)

Implemente firewalls de rede e utilize sistemas de detecção de intrusões para monitorar e filtrar o tráfego que chega ao seu site. Isso ajuda a bloquear os ataques e identificar os suspeitos.

Eduque-se e eduque sua equipe

Invista em treinamentos de conscientização sobre segurança cibernética para você e sua equipe. Isso ajudará a aumentar a conscientização sobre as ameaças e fornecerá conhecimentos sobre como identificar e evitar possíveis ataques. Incentive, sempre, boas práticas de segurança, como o uso de senhas fortes, o cuidado ao clicar em links suspeitos e verificação de e-mails de remetentes desconhecidos.

e-mail-site-hackeado

Tenha um plano de resposta a incidentes

Elabore um plano de resposta a incidentes que detalhe os procedimentos a serem seguidos em caso de violação de segurança. Isso ajuda a responder de forma rápida e eficiente, minimizando os danos causados.

Inclua nesse plano as etapas que devem ser seguidas, as pessoas a serem contatadas - inclusive a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), se preciso com as medidas a serem tomadas e a comunicação com os usuários envolvidos.

Para quem não sabe, a ANPD é um órgão governamental brasileiro responsável por garantir a proteção dos dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ela também atua na orientação e promoção de boas práticas de proteção de dados, oferecendo diretrizes e regulamentos para que as organizações possam cumprir as exigências da LGPD de forma eficiente e segura.

Em resumo, a segurança do seu site e de seu e-mail é de extrema importância e deve ser tratada como uma prioridade. Se ocorrer uma violação de segurança, siga estes passos para agir rapidamente e proteja suas informações.

Ademais, mantenha-se atualizado sobre as melhores práticas de segurança e implemente medidas adicionais para fortalecer a proteção de tudo aquilo que você utiliza.

Afinal, com uma abordagem proativa, será possível reduzir, significativamente, o risco de comprometimento e garantir, pois, a segurança de seus dados e a tranquilidade de seus usuários.

Ficou alguma dúvida? Não hesite em nos contatar! Será um prazer te ajudar!

Ilustrações deste artigo retiradas do site Storyset.