Categorias
Aplicações Desempenho Recursos Tecnologia WordPress

APM: o que é e por que usar

Nos dias atuais, em que negócios são movidos por aplicativos e plataformas online, assegurar uma operação eficiente e uma experiência agradável ao usuário é indispensável. Neste cenário, o APM (Application Performance Management/Monitor) tem um papel crucial.

Mas, afinal, o que é APM e por que você, como empreendedor ou agência, deve considerá-lo em suas operações? No presente artigo, nós mergulhamos no universo do APM, explicamos o que é, suas vantagens e desvantagens e como ele pode beneficiar o seu negócio.

O que é APM?

Um APM ou ”Monitor/Gerenciador de Desempenho de Aplicações”, em português, é um software responsável pelo monitoramento e o gerenciamento do desempenho e da disponibilidade de aplicações de software.

Então, o seu objetivo é proporcionar uma experiência de usuário de alta qualidade. Com isso, será possível identificar e resolver quaisquer problemas de desempenho rapidamente, de sites pequenos aos sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Em um nível mais detalhado, a metodologia APM envolve o uso de várias técnicas e tecnologias de monitoramento, incluindo:

  • Monitoramento de tempo de execução: o APM monitora o tempo de resposta de uma aplicação, permitindo que você identifique e corrija problemas que podem afetar a experiência do usuário.

  • Rastreamento de transações: o APM também pode rastrear todas as rotas de uma ação, como uma compra, por exemplo. Isso permite que você identifique qualquer ponto problemático no fluxo de trabalho do aplicativo.

  • Monitoramento de infraestrutura: além de monitorar o desempenho do aplicativo em si, o APM também pode monitorar a infraestrutura subjacente que suporta o aplicativo. Isso inclui coisas como servidores, redes e bancos de dados.

  • Análise de erros: finalmente, mas não menos importante, o APM pode coletar e analisar erros que ocorrem dentro da aplicação. Isso pode ajudar a identificar a causa raiz dos problemas e a desenvolver soluções eficazes.

Com essas informações em mãos, será possível detectar e resolver mais rapidamente possíveis problemas, melhorar o desempenho de uma aplicação assim como a experiência do usuário e otimizar o consumo de recursos.

Embora existam muitas vantagens, o custo de implementar uma solução APM pode ser caro, isso sem contar o treinamento da equipe para conseguir gerir os relatórios.

APM

Escolhendo a solução APM certa

Há uma variedade de ferramentas de APM disponíveis no mercado e a escolha certa para o seu negócio dependerá do seu orçamento e das suas necessidades específicas.

Dessa forma, algumas ferramentas oferecem um conjunto de recursos mais robusto, incluindo monitoramento em tempo real, rastreamento de transações, análise de erros e muito mais. Veja algumas sugestões a seguir:

Elastic APM

O Elastic APM é uma ferramenta que facilita a visualização de detalhes de desempenho de seu software, tornando mais simples a identificação e solução de problemas.

Ele é parte integrante do Elastic Stack, permitindo correlacionar APM com logs, métricas e outros dados em tempo real.

No que tange o seu acesso, ele é tem uma opção de software básico gratuita e planos pagos que começam em 95 dólares por mês.

SigNoz

Por sua vez, o SigNoz é uma plataforma open-source que oferece funcionalidades para rastreamento distribuído, métricas de aplicação e visualização de dados.

É uma boa escolha para quem busca uma ferramenta personalizável e com uma interface amigável.

Quanto à contratação, é possível testá-lo grátis por 30 dias e, depois deste período, custa a partir de 199 dólares ao mês.

Zipkin

Já o Zipkin se trata de um sistema de rastreamento distribuído, que ajuda os desenvolvedores a solucionar problemas de latência em seus serviços.

Ele é compatível com vários protocolos de armazenamento e é especialmente útil para monitorar aplicações baseadas em microserviços e o melhor: gratuito!

APM

Sentry

O Sentry se destaca em virtude de seu monitoramento em tempo real de erros e sua capacidade de rastrear exceções.

Oferece suporte a uma ampla variedade de linguagens e frameworks e permite que os desenvolvedores identifiquem e corrijam problemas antes que afetem os usuários finais.

Ademais, possui versão gratuita limitada e demais a partir de 26 dólares por mês.

New Relic

O New Relic é uma plataforma de observabilidade em nuvem completa que permite aos desenvolvedores medir e melhorar o desempenho de suas aplicações.

Com ele, você consegue ter uma visão holística de suas aplicações e infraestrutura, tornando mais fácil entender o que está afetando o desempenho e a experiência do usuário.

Similar aos demais, ele possui versão gratuita e planos pagos a partir de 49 dólares mensais, mais o custo por GB ingerido.

Datadog

Por fim, o Datadog é uma ferramenta de monitoramento e segurança para aplicações em nuvem.

Também, ele oferece insights de desempenho em tempo real para aplicações, logs, métricas e rastreios, permitindo que as equipes de desenvolvimento e operações colaborem efetivamente para otimizar o desempenho e a disponibilidade da aplicação.

No que se refere ao custo, é gratuito para 1 dia de retenção com planos pagos a partir de $15/mês.

APM

Se puder, use!

Em última análise, a decisão de usar o APM deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa de suas necessidades e recursos. Se você decidir que o APM é o caminho a seguir, pode ter certeza de que há muitas opções disponíveis para ajudá-lo a otimizar o desempenho do seu aplicativo.

Portanto, a adoção de uma estratégia de APM pode ser um verdadeiro divisor de águas na garantia de uma experiência online de alta qualidade para seus clientes.

Logo, escolher a ferramenta certa e implementá-la efetivamente, você pode melhorar o desempenho do seu aplicativo, aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, impulsionar seu negócio.

Lembre-se: a performance do seu site ou aplicativo é diretamente proporcional à satisfação dos seus usuários. Assim sendo, investir em APM é, em última instância, investir na sua reputação e no sucesso do seu negócio!

Ilustrações deste artigo retiradas do site Storyset.

Por Monique Soares

Apaixonada pelas palavras e pela capacidade de impactar a vida das pessoas por meio delas. Pessoa comum, mãe de gatos, leitora compulsiva e uma eterna curiosa a respeito de qualquer coisa que revolucione, ainda que minimamente, a realidade de alguém.