Categorias
Recursos WordPress

8 plugins de WordPrees desconhecidos que você precisa ver

O WordPress oferece mais de 55 mil plugins, mas muitos deles podem te trazer dores de cabeça e até mesmo risco para os negócios se não forem escolhidos cuidadosamente.

Para te ajudar a dar aquele up na experiência dos seus usuários, a Infinite criou essa lista rápida com soluções que vão melhorar desde a performance até a receita do teu site. São soluções simples, porém super efetivas!

Ah, e precisamos deixar claro que esse artigo não tem qualquer pub ou fins lucrativos, ok? Tudo aqui é fruto da experiência e curadoria do nosso time após anos lidando com centenas de soluções no mercado. Aproveite aí! 🙂

Q2W3 Fixed Widget: o melhor plugin para fixar ads

Gif contendo o Q2W3 Fixed Widget e uma seção lateral direita que permanece fixa na tela, mesmo durante a rolagem do conteúdo

Sabe quando um anúncio aparece na barra lateral do site e te segue ao longo de toda a página? Esses banners são uma mina de clicks (e dinheiro) para o seu site!

O problema é que muita gente não usa temas de WordPress que trazem essa solução, então seus visitantes rolam a página um pouco e o anúncio simplesmente desaparece -- muitas vezes até antes do visitante perceber a oportunidade no banner.

O levíssimo Q2W3 Fixed Widget resolve isso em apenas um click. Basta instalá-lo e ir em Aparência / Widgets e encontrar o widget que você quer fixar. Com o widget aberto, é só clicar no “Fixed widget” que fica ao fim da janelinha e voilà: esse widget nunca mais sairá da visão do usuário!

Aliás, vale mencionar que o Q2W3 não é apenas para Ads, ok? Você pode colocar desde um texto corrido até uma imagem ou código de anúncio; se for HTML/JS, ele aceita tudo!

Mas atenção: por uma limitação de código, sempre é o último widget da lista que irá seguir o usuário já que o browser leva em consideração o fim da barra lateral. (Observe o gif acima; o conteúdo inicial some e o final permanece.)


ShortPixel & WP Smush: suas imagens decolando!

Comparativo de três formatos de imagem
JPG vs PNG vs WEBP

A Infinite é o único host que otimiza todas as imagens do seu site de graça — assim você poupa disco e bandwidth, economizando na hospedagem — mas tem uma coisinha que pode tornar a sua economia ainda maior: imagens em WEBP.

O WEBP é um formato exclusivo para navegadores que é ainda mais leve que os JPEGs, o que garante carregamentos rapidíssimos sem prejudicar em nada a qualidade das suas imagens.

Ao combinar o otimizador da Infinite com o ShortPixel, você terá imagens duplamente otimizadas, gerando WEBPs ainda mais leves do que o plugin faria naturalmente. Sério, seu site vai carregar tão rápido que vai voar!

Tá, mas onde o Smush entra nessa história toda?

Se você ainda não estiver hospedado aqui na Infinite (tá dando mole, hein?), o WP Smush vai fazer isso por você gratuitamente e ainda ativará o Lazy Load. (Ou seja, as imagens só serão carregadas quando o usuário for vê-las, assim ele não precisa carregar o site inteiro de uma vez só.)

A otimização não é tão confiável quanto a da Infinite -- e você ainda terá a desvantagem de estar pesando o seu WordPress com mais um plugin -- porém é melhor do que ter imagens não-otimizadas, não é mesmo?


Rank Math: O melhor plugin de SEO (Nota 4.9)

Comparativo Yoast vs Rank Math

O nosso artigo com dicas pouco conhecidas de SEO citava o Yoast como a melhor solução, porém o jogo virou ao longo de 2020 e agora o Rank Math é o que há!

Contando com um painel simplificado, funcionalidades premium de graça, e inclusive pesando três vezes menos que o Yoast, o Rank Math irá dar um up no ranqueamento do seu site e ainda o deixará ligeiramente mais rápido.

Ah, e quem usa o Yoast pode usar a ferramenta de migração do Rank Math, assim você pode fazer a transição de plugin sem causar qualquer prejuízo ao seu site. Não há porque não migrar!

Aqui vão algumas vantagens do Rank Math:

  • Totalmente de graça mesmo tendo mais funcionalidades.
  • Indexação imediata no Google, ao contrário do Yoast.
  • Número ilimitado de keywords por post.
  • Usabilidade mais intuitiva para quem não é especialista.

QuickAdsense: anúncios por todo o seu site de graça!

Eu não vou mentir para você: o QuickAdsense é bastante simplificado e até limitado se comparado às ferramentas pagas, porém ele tem a grande vantagem de ter features premium de graça!

Basicamente, o QuickAdSense te permite posicionar anúncios (ou qualquer outra coisa em HTML/JS) em todos os seus posts e páginas automaticamente, e o melhor de tudo: levando o conteúdo da página em consideração.

Você pode, por exemplo, pedir que o anúncio X sempre apareça depois do primeiro parágrafo das páginas, enquanto a imagem Y sempre apareça exatamente no meio de um post. Como a ferramenta usa shortcodes, você não apenas pode ativar e desativar suas inserções num click como ainda pode substituir todo o conteúdo em segundos. Sério, é muito conveniente!

Aqui vão algumas vantagens do QuickAdSense:

  • Ads através de shortcodes, permitindo que você altere posicionamentos e anúncios do site todo em um click.
  • Shortcodes em HTML que permitem divulgar qualquer conteúdo, desde anúncio até disclaimers, textos, imagens, etc…
  • Muitas funcionalidades premium sem pagar nada.

Mas muita atenção: anúncios bem posicionados fazem uma diferença enorme na rentabilidade do seu site, por isso recomendamos muito que você invista em plugins pagos que permitem variar ads por região, dispositivo et cetera. Se você usá-los direitinho, ele com certeza vai se pagar!


wp-Typography, LuckyWP e GuestAuthor: os melhores para blogs

Pessoa digitando

Se você tem paixão pela escrita assim como eu, você também quer textos bonitos de se ver, né? Nada de palavras partidas ao meio por hífens, números fracionados quebrando seus parágrafos, digitar TM em vez de ™ et cetera.

O plugin wp-Typography automatiza esses e inúmeros outros ajustes tipográficos para você, aplicando regras gramaticais que você talvez nem conheça, mas que deixarão o seu texto mais bonito e prazeroso de ler. São detalhes, mas que fazem toda a diferença!

Já o LuckyWP Table of Contents dá um up no seu SEO ao criar um sumário de todas as headings do seu post. Isso é imprescindível para quem quer melhores resultados no Google, e ainda têm a vantagem de criar os tão desejados snippets, como esse abaixo:

Por fim, o GuestAuthor é perfeito para quem recebe propostas de artigos e não quer ficar criando contas para cada pessoa que vai escrever uma única vez para o site.

Como? Simplesmente criando uma máscara no autor: em vez de criar um novo usuário, você irá mascarar o que você sempre usa com uma foto e nome do escritor convidado, assim você nem precisa dar acesso a ninguém!


Você conhece algum super plugin que não entrou nessa lista? A gente procurou trazer o melhor, mas sempre tem algo novo, então não deixe de compartilhar conosco!

Fale aí nos comentários pois várias outras pessoas querem ter um WP otimizado como o seu. Obrigado! 😉

Por Romário Eichlig

Agilista, Product Designer, e escritor formado pela University of West Florida, UNESA, e I.E. Business School.
https://www.linkedin.com/in/eichligromario/